Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP

Entre na onda: conheça 5 gírias do surf

As g�rias do surf�o�confundem? Calma, s� entende 100% quem realmente � experiente e rato de praia. S�o muitos os termos engra�ados que a galera usa, mas � interessante que voc� aprenda os principais para se familiarizar.

Existe um verdadeiro dialeto utilizado por quem Cialis i Norge surfa�e, geralmente, esses termos e express�es s�o para definir manobras, condi��es do mar ou qualquer outra situa��o que tenha liga��o direta com a pr�tica do surf. E a�, vamos conhecer melhor?

O post a seguir trar� um resum�o com 5 g�rias que voc� n�o entende! A partir de agora, voc� estar� pronto para entrar em um papo de surfistas sem boiar, beleza?

1. Quando o mar est� “um azeite”

Relaxe�porque n�o h� nenhuma rela��o com o produto de culin�ria, a n�o ser com aquela apar�ncia bem lisinha. Quando o mar est� “um azeite”, � porque � seu dia de sorte e certamente voc� ter� bons momentos em cima da prancha.

A refer�ncia � para aqueles �timos dias em que quase n�o h� a incid�ncia de fortes ventos que possam atrapalhar o surf. Sendo assim, a apar�ncia da �gua fica quase como a de um azeite: lisa e reluzente! Caia sem medo!

2.�Quando algu�m diz que hoje “tem altas”

Sua rea��o � pensar que as ondas est�o altas? Realmente essa � a primeira ideia que vem �cabe�a de quem n�o conhece as g�rias do lifestyle de surf. Mas entenda que, quando voc� ouvir isso, quer dizer que o dia est� prop�cio!

N�o necessariamente se trata de altura, mas de um mar bem maneiro para a pr�tica! As ondas podem at� estar altas, mas essa n�o � a ideia central da g�ria. Ela quer expressar que hoje tem muita onda boa para uma sess�o daquelas!

3. Quando o mar est� “flat”

A�, j� era! Melhor voltar para casa ou ficar tranquilo na areia da praia e esquecer a sess�o. N�o sabe o porqu�, n�? Ent�o, quando o mar est� “flat”, n�o tem jeito. Do ingl�s, que quer dizer “plano”, a g�ria serve para afirmar que n�o h� ondas naquele dia.

A refer�ncia � justamente como fica a imagem do mar: liso, sem movimento e plano. Nem sinais de onda. Essa � uma das principais g�rias do surf! Enfim, quando voc� ouvir a g�ria, j� pode ficar triste porque estar� ruim de onda!

4. Quando algu�m entuba “grebando de back”

Essa embola a cabe�a de vez! S� d� para entender que algu�m est� pegando um tubo, mas e o resto? Calma, n�o � t�o complicado assim. “Grebando” � uma esp�cie de adapta��o para portugu�s do termo “grabbing”, que significa “pegando”,�fazendo uma refer�ncia ao movimento em que o surfista agarra na prancha dentro do tubo.

E “back” � uma classifica��o usada para quando algu�m est� de costas para a onda. Ou seja, resumindo isso tudo, � poss�vel dizer que essa g�ria � usada para indicar que o surfista pegou um tubo segurando na prancha e de costas para a onda. Entendeu?

5. Quando um surfista for “big rider”

A galera fala com muito respeito de algum surfista “big rider” da sua �rea? �, realmente esse cara merece toda a moral do mundo, e o motivo � simples: ele�encara ondas grandes! O termo � designado para quem�enfrenta�as mais altas!

Portanto, se voc� � iniciante, treine muito e dedique-se para, um dia, chegar a ser um big rider. J� est� experiente o suficiente? Agora falta coragem!

Gostou de conhecer melhor essas g�rias do surf? Elas o ajudar�o a se sentir mais entrosado com a galera! Quer saber algumas dicas para surfar melhor? Temos um�e-book com tudo que voc� precisa!

Como surfar melhor - Baixe o ebook gr�tis

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register