Para quem está em busca das melhores ondas, saiba que estamos na melhor época do ano para surfar no Brasil. Diferente do que muito se acredita, não é o verão que é a estação das ondas. Nas épocas mais geladas do ano é que os surfistas profissionais e amadores tiram suas pranchas do armário e procuram o ponto mais próximo para se jogar no mar.
É claro que o verão é ótimo! Mas para surfar melhor, o Inverno e o Outono tropical são as estações mais indicadas. E no conteúdo a seguir, você vai saber o porquê e ainda conferir quais são os melhores lugares para surfar durante essa temporada. Confira:
As melhores ondas do inverno tropical
Entre Janeiro e Fevereiro, as praias brasileiras apresentam poucas ondulações e passam por longos períodos de flat. O cenário passa a mudar a partir de Março. Por não ser mais Verão e ainda não ser Inverno, o vento terral é contínuo, anunciando a chegada de frentes frias.
O encontro dessas frentes frias com as frentes quentes fazem com que as chuvas sejam mais constantes.Tornando a maioria dos dias bons para surfar.
A chuva, por sua vez, auxilia na formação de fundos que, quando começam a receber as ondulações, passam a se movimentar. Com a transição do Outono para o Inverno, as frentes frias costumam ficar mais intensas, causando grandes correntezas e fazendo com que os fundos se movimentem muito rapidamente.
O que provoca mais ondulações ou, como muitos surfistas preferem chamar, swells. E quanto mais swell, melhor.
Por conta disso, as melhores ondas podem ser encontradas durante as estações de Outono e Inverno. E como estamos nessa temporada, chegou o momento de conhecer alguns pontos para aproveitar esse período.
Os melhores lugares para surfar no Outono e Inverno
Confira a seguir, algumas praias brasileiras e internacionais perfeitas para se pegar uma onda nessa temporada!
Praia do Diabo, Rio de Janeiro
A Praia do Diabo está localizada no Arpoador e possui acesso liberado apenas pelo lado direito. Porém a prática de surf é liberada. É uma praia que funciona com swell de sul ou sudoeste.
É possível encontrar ondas de até 1,5 m. Não é aconselhada para iniciantes pelas correntezas e a formação irregular de ondas. Sendo indicada para quem já possui experiência.
Itamambuca, Ubatuba
Localizada no litoral de São Paulo, a Itamambuca é conhecida em todo mundo pelos campeonatos de surf que rolam na região. É um tipo de praia oceânica, com ondas próprias para a prática do esporte.
No local, é possível encontrar surfistas profissionais treinando e turistas de vários lugares do mundo.
Praia da Lagoinha, Florianópolis
Também conhecida como lambe-lambe, a praia da Lagoinha é tida como um dos melhores pontos de surf em Santa Catarina. Durante o Outono e especialmente no Inverno, a praia apresenta condições épicas para o surf. Com ondas que podem chegar até a 2 m de altura, essa praia não é indicada para quem está começando.
Maresias, São Sebastião
As ondas e o visual da praia são a principal atração de maresias. É um ponto com ondas grandes e tubos que deixarão a experiência mais emocionante.
Além das ondas da estação, a noite em Maresias costuma ser bastante badalada. Sendo ideal para quem quer pegar ondas perfeitas de dia e curtir bastante a night.
E você, já pegou onda em alguma dessas praias? Quais pontos você gostaria de conhecer? Deixe um comentário e participe da conversa!