[Ebook] Como montar um quiver!Powered by Rock Convert

Quem surfa sabe que no inverno rolam ondas altas. Mas, apesar dessa maré favorável, o surf no frio pode trazer alguns perigos, como problemas de saúde, lesões e a falta de segurança mesmo. Por isso, aqueles que desejam aproveitar a melhor estação do ano para o surf precisam tomar certos cuidados, antes, durante e após a sessão.

Para te ajudar com isso, criamos este post cheio de informações a respeito do surf no frio! Então, quer saber o que precisa fazer para cair na água em segurança e preservar a sua saúde? Continue acompanhando!

Fazer um bom aquecimento

O aquecimento é uma etapa muito importante do treinamento físico. Ainda mais no inverno, já que o preparo do corpo para o movimento pode evitar várias lesões musculares, dores e desconfortos. Por isso, procure aquecer o corpo logo antes de entrar na água, para não correr o risco de o efeito passar. O mais indicado é vestir a roupa apropriada (de que vamos falar mais a frente) e se aquecer depois, na areia mesmo.

Um bom aquecimento é essencial antes de se praticar surf no frio!

Cuidar do tempo da sessão

O tempo da sessão também deve ser levado em conta quando se surfa no frio. Não é saudável ficar muito tempo dentro da água durante o inverno — principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, onde o frio é predominante dentro e fora da água.

Se você quiser ficar um bom tempo pegando ondas, o mais indicado é dividir as sessões de treinamento. Quer praticar por uma hora e meia, por exemplo? Faça três sessões de 30 minutos. Mas, atenção! Caso os seus dedos dos pés ou das mãos fiquem enrijecidos e você comece a não sentir as extremidades, é hora de sair da água, certo?

Controle suas sessões

Usar roupa e acessórios adequados

Outro cuidado muito importante para o surf no frio é utilizar as roupas e os acessórios feitos para esse tempo gelado. Confira quais são eles!

Powered by Rock Convert

Roupa de neoprene e acessórios para as extremidades

roupa de neoprene (ou borracha) é um item indispensável do surf no frio. Ela é feita em diferentes espessuras, que correspondem ao quanto ela protege o corpo da água. Pode ser long john ou short john, com a diferença de que a primeira tem as pernas e braços compridos, e a segunda, curtos.

Roupa de Neoprene é o ideal para se praticar surf no frio!

Além disso, existem acessórios desenvolvidos para proteger a cabeça, os pés e as mãos. São capacetes, botas e luvas de neoprene, que mantém o corpo aquecido por mais tempo.

Parafina para água gelada

A parafina é um item que oferece segurança à sessão, e acertar na escolha dela é essencial para evitar escorregões e quedas desagradáveis. Hoje, existem parafinas para as águas quentes ou geladas, então, não se esqueça de conferir a temperatura da água para escolher a ideal.

Parafina pode ser a melhor amiga de quem decide ir praticar surf no frio!

Protetor solar

Não é por que está frio que o sol não queimará, ok? O protetor solar deve ser lembrado e usado mesmo no inverno. Ainda que o corpo esteja coberto pela roupa de borracha, o seu rosto recebe diretamente os raios solares, por isso, deve ser protegido.

Protetor Solar pode ser a melhor amigo de quem decide ir praticar surf no frio!

Respeitar os limites do corpo

Além de seguir todas as dicas anteriores, é muito importante conhecer e estar atento aos sinais que o seu corpo te dá. Em caso de cansaço extremo, falta de ar ou frio excessivo, saia da água. Recupere-se, se aqueça de novo e volte para ao mar em outra oportunidade. Lembre-se: a segurança vem em primeiro lugar!

Como vimos, o frio não precisa impedir você de aproveitar as melhores ondas do inverno. Seguindo estas dicas e se precavendo para preservar a saúde e segurança, é possível realizar várias sessões de surf no frio.

Respeite os limites do seu corpo!

E aí, gostou do post? Agora que você já sabe o que é necessário para se manter seguro e saudável ao surfar no inverno, que tal conhecer também um pouco mais sobre os surfistas mais famosos da atualidade?