Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP
Surf No frio

Surf no frio: quais cuidados de segurança e saúde tomar?

Quem surfa sabe que no inverno rolam ondas altas. Mas, apesar dessa maré favorável, o surf no frio pode trazer alguns perigos, como problemas de saúde, lesões e a falta de segurança mesmo. Por isso, aqueles que desejam aproveitar a melhor estação do ano para o surf precisam tomar certos cuidados, antes, durante e após a sessão.

Para te ajudar com isso, criamos este post cheio de informações a respeito do surf no frio! Então, quer saber o que precisa fazer para cair na água em segurança e preservar a sua saúde? Continue acompanhando!

Fazer um bom aquecimento

O aquecimento é uma etapa muito importante do treinamento físico. Ainda mais no inverno, já que o preparo do corpo para o movimento pode evitar várias lesões musculares, dores e desconfortos. Por isso, procure aquecer o corpo logo antes de entrar na água, para não correr o risco de o efeito passar. O mais indicado é vestir a roupa apropriada (de que vamos falar mais a frente) e se aquecer depois, na areia mesmo.

Um bom aquecimento é essencial antes de se praticar surf no frio!

Cuidar do tempo da sessão

O tempo da sessão também deve ser levado em conta quando se surfa no frio. Não é saudável ficar muito tempo dentro da água durante o inverno — principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, onde o frio é predominante dentro e fora da água.

Se você quiser ficar um bom tempo pegando ondas, o mais indicado é dividir as sessões de treinamento. Quer praticar por uma hora e meia, por exemplo? Faça três sessões de 30 minutos. Mas, atenção! Caso os seus dedos dos pés ou das mãos fiquem enrijecidos e você comece a não sentir as extremidades, é hora de sair da água, certo?

Controle suas sessões

Usar roupa e acessórios adequados

Outro cuidado muito importante para o surf no frio é utilizar as roupas e os acessórios feitos para esse tempo gelado. Confira quais são eles!

Roupa de neoprene e acessórios para as extremidades

roupa de neoprene (ou borracha) é um item indispensável do surf no frio. Ela é feita em diferentes espessuras, que correspondem ao quanto ela protege o corpo da água. Pode ser long john ou short john, com a diferença de que a primeira tem as pernas e braços compridos, e a segunda, curtos.

Roupa de Neoprene é o ideal para se praticar surf no frio!

Além disso, existem acessórios desenvolvidos para proteger a cabeça, os pés e as mãos. São capacetes, botas e luvas de neoprene, que mantém o corpo aquecido por mais tempo.

Parafina para água gelada

A parafina é um item que oferece segurança à sessão, e acertar na escolha dela é essencial para evitar escorregões e quedas desagradáveis. Hoje, existem parafinas para as águas quentes ou geladas, então, não se esqueça de conferir a temperatura da água para escolher a ideal.

Parafina pode ser a melhor amiga de quem decide ir praticar surf no frio!

Protetor solar

Não é por que está frio que o sol não queimará, ok? O protetor solar deve ser lembrado e usado mesmo no inverno. Ainda que o corpo esteja coberto pela roupa de borracha, o seu rosto recebe diretamente os raios solares, por isso, deve ser protegido.

Protetor Solar pode ser a melhor amigo de quem decide ir praticar surf no frio!

Respeitar os limites do corpo

Além de seguir todas as dicas anteriores, é muito importante conhecer e estar atento aos sinais que o seu corpo te dá. Em caso de cansaço extremo, falta de ar ou frio excessivo, saia da água. Recupere-se, se aqueça de novo e volte para ao mar em outra oportunidade. Lembre-se: a segurança vem em primeiro lugar!

Como vimos, o frio não precisa impedir você de aproveitar as melhores ondas do inverno. Seguindo estas dicas e se precavendo para preservar a saúde e segurança, é possível realizar várias sessões de surf no frio.

Respeite os limites do seu corpo!

E aí, gostou do post? Agora que você já sabe o que é necessário para se manter seguro e saudável ao surfar no inverno, que tal conhecer também um pouco mais sobre os surfistas mais famosos da atualidade?

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register