Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP

Skate cruiser: sabe como andar?

Sucesso entre praticantes e iniciantes, o uso do skate cruiser está em alta no país. O motivo é simples: não é difícil de aprender a andar e ele se tornou um ótimo meio de transporte, principalmente em grandes metrópoles.

Este texto vai contar um pouco da história do skate cruiser, quais suas características e como dar suas primeiras remadas. Confira!

Como surgiu o skate cruiser?

skate cruiser sidewalksurfing

O cruiser é bem antigo, mas seus registros históricos não são bem precisos quanto à data de seu surgimento oficial. Podemos dizer que foi entre a década de 60 e 70, logo depois da criação dos primeiros skates, na época chamados de sidewalk surfing.

Seus criadores não o utilizavam para manobras, ele foi desenvolvido para trazer para o asfalto uma sensação similar à de surfar. Ninguém imaginava que essa brincadeira se tornaria um dos esportes mais praticados no mundo — e no Brasil!

Quais são suas principais características?

Evolution of skateboard WIP 1, Martin Lemaire /Dribbble

Evolution of skateboard WIP 1, Martin Lemaire /Dribbble

Em todos os modelos de skate, existem as mesmas peças, o que as diferencia é o tamanho, formato e material. Veja as principais:

Shape

Especificamente no skate cruiser, o shape — a prancha de madeira — é mais largo do que nos modelos convencionais. Geralmente ele tem mais de 8 polegadas de largura e um pequeno tail, que é a parte traseira usada para facilitar no controle e execução de algumas manobras. A maioria não tem nose, mas existem modelos que trazem essa especificação.

Trucks

Os trucks são responsáveis por permitir que o skatista tenha total controle do skate. Ele é composto por uma base fixada ao shape e um eixo, onde são colocadas as rodas e os rolamentos. Entre a base e o eixo existem amortecedores reguláveis. Eles servem para amortecer impactos e para tornar o conjunto articulável.

Rodas e rolamentos

As rodas do cruiser são maiores e mais macias, melhorando a aderência no solo e resultando no alcance de grandes velocidades. Escolha rodas com dureza entre 75A e 85A, com tamanho a partir de 60 milímetros.

Existem muitos rolamentos disponíveis no mercado e sua qualidade influencia diretamente na velocidade do skate. Eles são colocados dentro das rodas e é possível encontrar modelos com esferas de aço, cerâmica e até de osso.

Cruiser ou minicruiser, qual a diferença?

skate cruiser minicruiser

O minicruiser também é um modelo de skate que voltou com força total. Trata-se de uma versão em miniatura do skate cruiser. Ele é tão pequeno que cabe em uma mochila e, além de divertido, é um ótimo meio de transporte.

Existem modelos de minicruiser com shapes de madeira e de polipropileno, um polímero plástico altamente resistente a impactos e deformações. Realizar manobras com um desses é bem desafiador — apesar de não ser impossível.

Como andar corretamente?

skate cruiser como andar

Coloque um pé em diagonal na parte dianteira do shape, próximo aos parafusos para servir de apoio e tornar possível controlar a direção em que o skate vai enquanto você pega impulso — flexione um pouco o joelho.

Com o pé de trás, você vai “remar”, ou seja, pegar impulso. Dê duas ou três remadas e coloque o pé de trás em cima do skate, próximo aos parafusos traseiros. Mantenha os joelhos um pouco flexionados e não endureça o corpo.

Equilibre-se, relaxe, curta o momento e se por acaso cair, tente rolar no chão e amortecer ao máximo o impacto. Lembre-se de usar equipamentos de proteção e um par de tênis de skatista!

É possível fazer manobras com o skate cruiser?

O skate cruiser não foi criado para manobras e suas peças são projetadas para longos passeios, porém, sabemos que não existem limites para os skatistas e com prática será possível realizar algumas manobras. É questão de treino.

O skate além de um estilo de vida é também uma excelente atividade física, que proporciona saúde, equilíbrio, estimula a criatividade e alivia o estresse.

No começo pode parecer difícil, entretanto, com o passar do tempo, os movimentos básicos se tornarão automáticos e a confiança para tentar mais e inovar aumentará. Agora basta escolher um skate cruiser e dar suas primeiras remadas!

Se ainda tem alguma dúvida, entre em contato conosco e teremos prazer em ajudar, recomendando as melhores marcas e produtos para atender suas necessidades

 

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register