Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP
como construir uma pista de skate

Saiba como construir uma pista de skate em sua casa

O sonho de todo skatista é ter um espaço em que ele possa fazer as suas sessions livremente, por quanto tempo quiser. Uma boa maneira de conseguir isso é descobrindo como construir uma pista de skate. Por mais que você pense que essa missão é difícil, ela não é tão complexa assim.

Este post vai mostrar alguns pontos que você precisa considerar antes de começar a construir a sua pista. Confira!

Projete a estrutura antecipadamente

Como construir uma pista de skate: Projete a estrutura antecipadamente

A melhor forma de definir como será a rampa é pensar nela antes e passar a ideia para o papel. Você não precisa saber desenhar, basta esboçar o formato que você deseja. Isso vai ajudar você a comprar o material certo e a construir a estrutura da maneira desejada.

Pense antes que tipo de rampa você quer: half, quarter pipe, spine ou outra. Escolha a que você curte mais no rolê e rabisque o formato em um papel. Isso facilita a tarefa!

Adquira as ferramentas e os materiais adequados

como construir uma pista de skate ferramentas

Para cumprir a tarefa, você vai precisar de algumas ferramentas básicas. Algumas delas são bem simples: furadeira, martelo, serra, lixas (de obras, de skate não serve) e muitos pregos. Basicamente, é isso que vai prender a estrutura.

A rampa em si deve ser toda de madeira, mas a estrutura completa tem diferentes tipos de materiais. Para a sustentação, caibros e barrotes. Já para a estrutura da superfície, use compensado em chapas.

Escolha um espaço ideal para receber a pista

O local da pista precisa ser, primeiramente, amplo o suficiente para que haja também espaço para o trânsito de pessoas. Os impulsos da remada e a saída da pista exigem uma área suficientemente grande.

Além disso, observe se o piso é plano. Caso contrário, pode haver acidentes, além de possíveis danos à rampa, que pode não ter a sustentação certa e quebrar.

O ideal é montar a estrutura em locais particulares ou preparar rampas pequenas e que possam ser movidas. Assim, você evita problemas com a prefeitura local e não incomoda outras pessoas.

Atente ao processo de montagem

como construir uma pista de skate processo de montagem

A montagem é a parte mais complexa, mas a mais importante do processo. O fundamental é que você saiba usar de forma certa os caibros que darão sustentação à rampa, aplicando as placas de compensado só depois.

Você vai montar uma espécie de “esqueleto” da estrutura só usando essas madeiras de sustentação e, depois disso, vai fixar as placas de compensado. Assim, você terá uma estrutura firme e sólida.

Não se esqueça de fazer a medição antes de executar. Assim, você evita fazer cortes errados e, consequentemente, não desperdiça madeira. Quando fazer a projeção no papel, defina as medidas e sempre se baseie fielmente nesses números.

Este vídeo mostra como é o processo de construção de uma rampa simples. Vale a pena dar uma conferida!

Tenha uma rotina de cuidados e manutenção

É importante cuidar cotidianamente da pista. Mesmo que o compensado tenha certa resistência à ação do tempo, como sol e chuva, a pista terá uma maior vida útil se você colocá-la em local protegido.

De resto, é só caprichar nas sessions e quebrar nas manobras, lembrando-se sempre de não apoiar materiais pesados na estrutura. 

Agora que você já sabe como construir uma pista de skate, mãos à obra! Chame a sua galera e peça ajuda. Assim, você vai fazer um bom trabalho. O esforço vai valer a pena, e todos vão poder aproveitar depois!

Quer conhecer mais dicas maneiras? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos diretamente no seu e-mail!

 

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register