[Ebook] Como montar um quiver!Powered by Rock Convert

Ela tem mais de um nome podendo ser conhecida como roupa de borracha, wetsuits ou neoprene. Mas, independentemente do nome, a sua necessidade no surf, natação, mergulho ou qualquer outro esporte aquático é inegável.

Isso, é claro, tem um motivo: os materiais que a compõem ajudam na proteção contra baixas temperaturas da água, além de evitar eventuais assaduras que acontecem quando existe um contato com a prancha, por exemplo.

roupa de borracha

Mas, e você? Sabe escolher esse tipo de roupa? Afinal, para ter um bom desempenho em qualquer esporte, é preciso optar por um material de qualidade, avaliando o modelo, a espessura, o tamanho e até mesmo onde utilizar.

Pensando nisso, a seguir vamos mostrar algumas dicas de como fazer a escolha correta e ter um excelente desempenho em qualquer esporte praticado na água. Acompanhe!

Tenha equilíbrio

Antes de tudo, até mesmo antes de entrar no site ou loja para escolher sua roupa de borracha, é essencial ter em mente para qual esporte ela será utilizada. Cada modalidade exige um material diferente, e é importante levar isso em conta.

Procure, por exemplo, encontrar um equilíbrio entre a temperatura da água e a liberdade nos movimentos. A resposta a esse tipo de pergunta ajudará a optar pelo melhor modelo e espessura da sua roupa de neoprene.

roupa de borracha no sitesurf

Avalie o modelo da sua roupa de borracha

Existem muitas marcas e modelos de wetsuits e com certeza uma será a melhor para você praticar seu esporte preferido. Dê preferência aos materiais que são vedados, pois nem todos tem esse detalhe e faz toda a diferença na hora da proteção. Veja os modelos disponíveis!

Powered by Rock Convert

Long John

Roupa de borracha que tem as pernas compridas e protege contra água, vento, sol, assaduras e temperaturas altas ou baixas. Vale ressaltar que, por ser mais longa, ela pode limitar um pouco os movimentos.

Roupa de Borracha Long John

Short John

É aquele tipo de modelo que tem as pernas curtas, indo geralmente até os joelhos. A proteção é boa contra a temperatura da água, sol, vento e assaduras. Por ser menor que o Long John, acaba não protegendo a parte inferior das pernas. Portanto, evite usar em esportes que tenham muito contato nesse local. 

Roupa de Borracha Short John

Blusa de neoprene ou colete

Como o nome já sugere, a blusa de neoprene é só a parte de cima de um John e, por isso, geralmente é usada para temperaturas mais altas. Ela protege da água, sol, vento e parafina.

Roupa de Borracha colete

Pesquise sobre a espessura

Ao escolher a sua roupa de borracha é essencial pensar bem na sua espessura. O motivo? É que além de proporcionar o aquecimento quando entra na água, ela ajudará também na mobilidade para realizar as manobras. E quais as medidas procurar? Geralmente as mais usadas são 2×2, 3×2, 3×4 e 4×3 milímetros.

O primeiro número indica a espessura para a parte do peito, e o segundo mostra para o resto da roupa. Aqui no Brasil, normalmente não é preciso comprar uma neoprene com medidas superiores a 3×2. Então, o mais indicado é ficar entre o 2×2 e o 3×2. Além disso, lembre-se: quanto maior a espessura, melhor o aquecimento, contudo, menor mobilidade.

Fique atento à abertura e ao fechamento

Existem três tipos de abertura/fechamento de roupa de borracha: nas costas, no peito e a sem zíper. Cada um vai apresentar uma especificidade.

Peito:

  • menor entrada de água
  • dá mais liberdade nos movimentos.

Costas:

  • facilidade ao colocar;
  • gola ajustável.

Sem zíper:

  • maior sensação de leveza;
  • mais elasticidade.

E aí, conseguiu entender a importância cada dica apresentada na hora de escolher a sua roupa de borracha? Esperamos que sim, afinal essa escolha pode influenciar (e muito) a prática do esporte. Afinal, ela aumentará a qualidade dos seus movimentos, deixando você mais ágil!

Roupas de Borracha para surf

Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter para ter acesso às novidades do blog!