Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP

Quais são os equipamentos ideais para começar a andar de patins?

Quando nos aventuramos em algum esporte ou hobby novo devemos redobrar os cuidados e a atenção para prevenir acidentes. Para evitar quedas e lesões mais sérias, existem alguns equipamentos ideais para andar de patins.

Mas, você sabe quais são eles? A seguir vamos listar os acessórios indispensáveis do kit de proteção para quem quer começar a andar de patins e se divertir em segurança. Confira!

1. Capacete

O capacete é equipamento indispensável em qualquer esporte radical com risco de quedas. No caso dos iniciantes, que são mais propensos aos tombos, utilizar o capacete para evitar e minimizar lesões cerebrais pode salvar vidas!

Geralmente fabricados em policarbonato por fora com espuma de poliestireno expansível (ESP) na parte interna, esse tipo de equipamento pode ser encontrado no mercado em diversos modelos.

O mais importante é o capacete estar perfeitamente ajustado à sua cabeça, nem com aquela “folguinha” e nem muito apertado. Para cada medida de cabeça existe um tamanho ideal e confortável de capacete.

2. Joelheiras

Na maioria das quedas, principalmente nas leves e nas moderadas, são os joelhos os que mais sofrem. O deslizamento no solo, bastante comum nos halfs e bowls, também evita lesões mais graves. E as joelheiras servem justamente para minimizar o impacto, os machucados e garantir a segurança do praticante.

Feitas com casco de poliuretano resistente — alguns modelos são removíveis — e de poliéster e elastodieno, presas com velcro, elas são bem confortáveis e consideradas um dos equipamentos ideais para andar de patins.

3. Cotoveleiras

As cotoveleiras são as irmãs menores das joelheiras. São feitas no mesmo material, mas têm tamanhos menores para acomodar melhor os cotovelos sem gerar desconforto durante a prática. Porém, são igualmente importantes e imprescindíveis para evitar lesões, como fraturas e luxações nessa região.

4. Tornozeleiras

Menos comum e pouco utilizado, este equipamento segue o mesmo princípio dos outros dois! Com forro acolchoado e proteção nas laterais, as tornozeleiras servem para dar maior firmeza nos pés durante as manobras e evitar torções nesta região do corpo, além de diminuir o impacto em caso de quedas.

5. Luvas munhequeiras

Também conhecida como wristguards, as luvas munhequeiras, bastante utilizadas por quem anda de skate, têm função de proteger os punhos e as mãos em casos de quedas. Sua extensão até o início do antebraço dá uma maior firmeza ao pulso, evitando torções e outros traumas.

No mercado também existem outros modelos diferentes de luvas para o gosto de cada tipo de atleta.

6. Liner

A espuma interna dos patins, uma espécie de bota removível, além de proporcionar maior conforto, também é responsável por garantir maior firmeza no encaixe dos pés, garantindo maior segurança durante a prática.

7. Patins com a numeração adequada

Pode até parecer bobagem, mas muita gente, sobretudo os iniciantes, ainda utiliza ou compra patins com numeração maior do que sua numeração ideal com a expectativa de que o equipamento dure por mais tempo.

Isso é extremamente perigoso e aumenta consideravelmente as chances de lesões de tornozelo, como também os riscos de quedas por falta de firmeza e segurança, uma vez que o acessório fica com folga e mal encaixado nos pés.

Os kits de proteção são equipamentos ideais para andar de patins e não podem faltar em seu rolê, independentemente da modalidade de patins que se escolher para iniciar este novo hobby. Embora um pouco desconfortáveis no início, são facilmente adaptáveis e muito importantes para manter sua segurança e evitar problemas graves por conta das quedas inevitáveis.

Gostou de nossas dicas? Considera esses equipamentos ideais para andar de patins? Siga nossas redes sociais — FacebookInstagram — para saber mais sobre este e outros esportes radicais. Até a próxima!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register