Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP
Leash para Prancha - aprenda a escolher

Leash para prancha: veja como escolher e cuidar de um

Também chamado de “cordinha” ou “estrepe”, o leash para prancha é um instrumento de segurança criado junto com o surf.

Ele é feito de um material de baixa elasticidade, permitindo que a prancha esteja sempre presa ao tornozelo do surfista. Dessa maneira, ela não se perderá em caso de falhas nas manobras e você não precisará buscá-la na areia caso se separe dela. 

Leash para pranchad de surfe

Neste post, vamos explicar como escolher o seu leash e como cuidar para que ele dure mais. Bora lá!

Como escolher o leash para prancha?

Existem muitos tipos de leash no mercado, que se diferem por tamanho, diâmetro e material de fabricação. Por causa disso, é necessário saber quais são os mais indicados para seu uso antes de fazer o investimento.

A seguir, confira alguns passos que você deve seguir antes da compra.

Considere o comprimento da sua prancha 

Levando em conta que o leash fica preso em uma das pontas da prancha, o seu comprimento deve ser compatível com o tamanho dela.

Afinal, se escolher um menor, terá problemas para realizar algumas manobras que exigem que você esteja na ponta oposta. Sendo assim, a regra é: pranchas maiores exigem um leash mais comprido. 

Leash para prancha - Demonstração de Usabilidade

Há uma relação entre o comprimento da cordinha e o tipo de prancha utilizada que também pode ajudar na escolha do equipamento que você vai adquirir. Por exemplo: os leashs 6´comp ou 6´regular são mais adequados para pranchinhas. Já o leash 8´ é mais utilizado para funboards e o leash 10´ para longboard e SUP. 

Escolha o diâmetro em função das ondas

O diâmetro deve ser escolhido em função do seu estilo de surf e do tipo de ondas que você costuma enfrentar.

Em mares calmos, com ondas menores, você pode optar por um leash de diâmetro menor. Porém, mares mais agitados exigem um diâmetro maior, para evitar que a força da água arrebente o material. 

Avalie os distorcedores

Os distorcedores não são itens obrigatórios, mas aumentam a segurança ao impedir que a cordinha se enrole na perna do surfista ou na própria prancha.

Para garantir a eficiência, o ideal é utilizar dois e garantir que o trabalho não fique pela metade.

Escolha uma marca de confiança

Como já dissemos, o leash é um item que aumenta a segurança do surfista. Por causa disso, é necessário escolher marcas de confiança para garantir uma boa performance, mesmo que isso indique um investimento maior.

Leash para prancha - Como funciona

Além disso, você também assegura uma maior durabilidade do produto, pois as empresas comprometidas dão mais atenção a questões como acabamento e o uso de bons materiais. 

Como cuidar do leash?

Depois de comprar o seu leash, é preciso tomar algumas precauções para garantir que ele vai ter um tempo de vida útil estendido, pois mesmo os melhores materiais podem se desgastar rapidamente se expostos a condições adversas. Abaixo, indicamos alguns cuidados que você deve ter. Confira! 

Lave-o com água doce depois de surfar

A combinação de água salgada e areia pode ser prejudicial ao material do seu leash, mesmo que ele seja feito para ser utilizado nesse tipo de ambiente. Sabendo disso, sempre lave o acessório com água doce depois de retornar do mar. 

Leash para prancha

Não deixe o leash secar ao sol

As altas temperaturas podem acelerar o ressecamento do seu leash, o que faz com que ele arrebente.

Sendo assim, depois de lavá-lo, seque-o em um espaço arejado, mas nunca exposto diretamente ao sol. 

Não guarde a corda enrolada

Se você amarrar ou enrolar o seu leash, a corda vai ser pressionada e isso vai enfraquecê-la e deformá-la. Por isso, depois de limpo e seco, o ideal é guardar o leash solto dentro da capa.

Leash para prancha - Não guarde a corda enrolada!

Há várias opções de leash para prancha no mercado, mas é fundamental optar por aquele que combine mais com a sua prancha e o seu estilo de surf. Na hora da compra, escolha uma marca que utilize materiais de qualidade e, após o uso, faça a manutenção como ensinamos para que o seu acessório dure por muito mais tempo!

Agora que você já sabe o que é um leash, como escolher a opção ideal para a sua prancha e como garantir que ele dure mais, confira as opções disponíveis em nossas lojas e compre já o seu!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register