Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP
Entenda por que o skate é considerado um esporte

Entenda por que o skate é considerado um esporte

Nos últimos anos, a prática esportiva tem acumulado cada vez mais adeptos. Os benefícios de sua regularidade são inúmeros e extrapolam o aspecto físico. É justamente por essas vantagens que o skate é considerado um esporte!

A atividade é radical, dá origem a um estilo de vida único, que envolve muito mais do que a prática, mas também traz uma série de vantagens para os seus praticantes, sejam elas físicas ou sociais, em que o skatista se vê incluído em um grupo.

O esporte tem importantes funções na vida de sues praticantes — e é exatamente isso que o skate pode proporcionar. No post de hoje, veremos porque essa prática é importante há tantos anos. Continue a leitura e confira!

A democracia, mesmo sendo um esporte radical

Os primeiros relatos do skate remetem à década de 60, na Califórnia. Entediados diante de um mar sem ondas, surfistas locais resolveram trocar as águas pelo asfalto e, então, colocaram rodas de patins em uma prancha de madeira.

Assim surgiu o sidewalk surf (surf de calçada, em tradução livre). Hoje, devido às várias modalidades da prática, também há inúmeros tipos de skate.

Em função de sua pegada criativa, o skate é considerado um esporte radical. Embora o termo possa assustar em um primeiro momento, a modalidade é bastante democrática: não há restrição de gênero ou idade para que os interessados possam começar a deslizar sobre o asfalto.

Muitas crianças começam no skate aos 5 ou 6 anos, e cada vez mais as meninas e mulheres se dedicam ao esporte e conquistam lugares de destaque. Entretanto, todos os praticantes devem ficar atentos à segurança. Por haver manobras e alguns riscos envolvidos, os equipamentos de proteção são indispensáveis.

As estrelas brasileiras do skate

O Brasil tem tradição no esporte! Nos rankings internacionais, atletas nacionais são figurinhas carimbadas em posições relevantes — e alguns são referências absolutas. É o exemplo de Bob Burnquist, o maior medalhista da história dos X Games, e de Sandro Dias, o Mineirinho, que é hexacampeão mundial.

Atualmente, Pedro Barros é uma das grandes revelações da modalidade bowl, acumulando 5 títulos nos X Games. Enquanto isso, Letícia Buffoni é a figura feminina com mais expressão no skate nacional, com 3 campeonatos nos X Games.

No skate street, Luan Oliveira é um dos atletas mais relevantes na atualidade, conquistando seguidas etapas do Street League Skateboarding, a maior competição da modalidade.

Os benefícios sociais do estilo de vida

O skate traz muitos benefícios para a socialização dos jovens, que, desse modo, conseguem estar sempre com a sua galera, fazendo amizades que levarão para a vida toda. Em uma época da vida em que ter amigos é fundamental, a atividade aproxima pessoas que têm interesses em comum, promovendo uniões verdadeiras.

Estar incluso em um grupo social é algo muito necessário na adolescência, e essa demanda o skate cumpre bem! Junto a isso, vem a possibilidade de manter o corpo ativo, livre do sedentarismo e de outros problemas que podem incidir em quem não pratica esportes.

O trabalho de grupos musculares na prática

Manter-se ativo é uma busca da maioria das pessoas, independentemente da idade. Em uma época em que existem cada vez mais atrativos tecnológicos, como videogames, smartphones e conteúdos como filmes e séries, é fundamental movimentar-se. E o skate ajuda bastante nessa tarefa!

Musculaturas como abdômen, glúteo e pernas são muito bem trabalhadas durante as horas de prática da atividade. Isso traz, consequentemente, benefícios para o fortalecimento, eliminando dores e permitindo a manutenção de uma condição física adequada.

A queima de calorias e a manutenção do peso

Uma das principais funções do esporte é ajudar no combate à obesidade e na manutenção do peso. Com todos os movimentos e manobras, o skate é um verdadeiro aliado para quem quer se manter em paz com a balança e, também, satisfeito e seguro com a sua aparência.

A queima de calorias ao andar de skate acontece naturalmente. E inserir a modalidade como um compromisso no cotidiano permite que o praticante tenha um controle do peso mais natural, fazendo isso sem sofrimento e garantindo a diversão de estar sobre as rodinhas.

O combate ao estresse das rotinas aceleradas

O cotidiano atual faz com que o estresse seja cada vez mais comum nas pessoas, mas esse quadro pode desencadear uma série de doenças e reações as quais o corpo não consegue controlar. As rotinas múltiplas e a pressão por resultados acabam fazendo muito mal se não há um momento em que elas possam ser canalizadas.

O skate é uma atividade que relaxa e faz com que o praticante se esqueça do mundo por algumas horas, funcionando como um ótimo remédio para a mente. Estar sobre ele é ter a possibilidade de desestressar, fazer amigos e se divertir muito! O esporte tem esse papel, não é mesmo? E com o skateboard não é diferente!

O espaço conquistado nas olimpíadas

Esse foi um dos maiores reconhecimentos que a prática poderia ter recebido como esporte! O skate tem história e, embora ainda não receba muito suporte no Brasil, conta com verdadeiros craques que podem trazer a medalha olímpica.

Desde o seu surgimento, na Califórnia, até a inclusão nos próximos Jogos, a modalidade se desenvolveu e conquistou cada vez mais adeptos.

Decisão dividiu opiniões

Mesmo com a  importância do anúncio da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, o assunto dividiu opiniões entre atletas profissionais e praticantes ao redor do mundo.

Tido como uma atividade “das ruas” e “alternativa”, haveria sentido em colocá-lo ao lado de outras modalidades mais tradicionais? Até então, a competição mais significativa era os X Games, considerados as “Olimpíadas dos esportes radicais”.

Pelo sim e pelo não, é certo que veremos a disputa na próxima edição dos Jogos. A organização defende que o objetivo é engajar e aumentar a empatia com a competição entre os mais jovens. É certo que vem disputa boa por aí!

Entender por que o skate é considerado um esporte ficou mais fácil depois deste conteúdo, não acha? Seus benefícios são inúmeros e a prática é super inclusiva. Ficou curioso e quer saber mais sobre a decisão de incluir a modalidade nas olimpíadas? Separamos um conteúdo que fala sobre o assunto!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register