Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP

Dicionário do surf: confira principais palavras do jargão surfista

Você conhece o dicionário do surf? Os praticantes do esporte utilizam alguns jargões bem específicos para tratar de assuntos relacionados ao meio. Existem gírias como batida, drop, alisar, entre outras. Já ouviu alguma?

Esse tipo de “dialeto” ficou ainda mais comum depois que as atenções dos brasileiros ficaram voltadas para o esporte. Eles se tornaram mais famosos na época em que Gabriel Medina ganhou o Campeonato Mundial de Surf e toda a mídia esportiva ficou voltada para isso.

Gírias Surfistas: Dicionário do Surf

Tem interesse em “desvendar” essas gírias? Então veio ao texto certo. Vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas e deixar você por dentro dos jargões do mundo do surf!

O que é um jargão?

Antes de listarmos o glossário do surf, temos que explicar mais o sobre o jargão. Você sabe o que é? É uma linguagem específica utilizada por um determinado grupo profissional ou sociocultural, por exemplo. O termo tem origem da palavra francesa “jargon”.

Existem muitos tipos de jargões, como o do futebol, da medicina ou do que o nosso texto se trata: surf. Eles se enquadram na linguagem informal, sendo mais utilizados no dia a dia, e não devem ser colocados em provas ou documentos. Compreendeu o que significa? Nós acreditamos que sim, então vamos passar para a outra parte deste conteúdo, que são as gírias do mundo dos surfistas. Siga-me os bons!

Quais são os principais termos do dicionário do surf?

Agora que já explicamos o significado de jargão, listamos para você o dicionário do surf. Provavelmente vai encontrar algumas palavras bem diferentes, mas pode ficar tranquilo que vamos deixá-lo por dentro do “surfinês”.

Alisar

Parece até algo relacionado a cabelo, né? Mas não é! Quando um surfista falar isso quer dizer que o mar que estava mexido começa a ficar mais calmo, ou seja, liso! Ou também pode se referir a quando o surfista percorre a onda sem realizar nenhuma manobra. Nessa caso ele está alisando a onda.

Bomba

Essa é uma palavra muito utilizada no dicionário do surf e quando ela é pronunciada significa que o mar está com ondas grandes.

Batida

Essa é uma manobra em que o surfista sobe a “parede da onda” logo depois dar uma cavada. Ele bate com a parte debaixo da prancha em sua crista. O movimento pode ser realizado tanto no “lip” como na espuma que se forma quando ela quebra para ambos os lados.

Drop

É a primeira manobra que o surfista realiza depois que sobe na prancha, ou seja, é quando o surfista desce a onda.

Aéreo

Esse termo é muito usado pelo surfista Gabriel Medina. É uma manobra que o surfista utiliza para ganhar velocidade, usa a onda como uma espécie de trampolim para pular sobre a crista e faz um movimento no ar para completar. Em campeonatos, o ponto só vale se ele aterrissar em pé e continuar até o final. É um movimento com um grau de dificuldade grande, mas quando alcançado é muito bonito.

Série

Quando os surfistas falam ”em série” significa que está vindo um bom conjunto de ondas seguidamente. Geralmente o número fica entre seis ou sete.

Backdoor

Entrar em tubo pela parte contrária do pico. Também é normalmente conhecida como à direita de Pipeline.

Direita

Já ouviu alguém falando “está quebrando para a direita”? Pois é quando a onda quebra para esse lado e, para pegá-la, o surfista tem que se direcionar para lá depois do drop.

Esquerda

É quase a mesma coisa que a parte de cima, só que direcionada para ao lado esquerdo do mar.

Flat

Essa aqui é bem comum e pode até ser falada por pessoas de fora do mundo surfista. É quando o mar está plano, sem onda. Bem parecido com um lago!

Mar Flat significado

Como você pode ver, são vários os jargões que pertencem ao dicionário do surf. Parece meio louco e desconhecido, mas eles são muito importantes para a cultura do esporte e para quem o pratica. Fortalecem os laços e o pertencimento do grupo, e aprender um pouco mais sobre eles é interessante para entender mais desse mundo dos surfistas.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. E já que chegou até aqui, leia também as dicas para se tornar um surfista profissional!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register