[Ebook] Como montar um quiver!Powered by Rock Convert

Não há como negar a popularidade alcançada pelo surf. Criado no Hawaii e expandido para o mundo, o esporte conta com muitos adeptos no Brasil. Atualmente, nosso país figura como potência — dos últimos cinco títulos mundiais, três foram conquistados por atletas nascidos aqui.

No surf, novos talentos surgem a toda hora e logo em seguida chegam aos melhores circuitos profissionais. Por isso, é fundamental se manter atualizado com frequência a respeito dos caras do momento.

Surfistas famosos

Mas afinal de contas, quem são os surfistas famosos da atualidade? É sobre eles que falaremos aqui.

Gabriel Medina 

Sem dúvidas o mais famoso de todos. Até quem não gosta muito de surf já ouviu falar em Gabriel Medina, bicampeão mundial. 

Nascido no município de São Sebastião, o paulista começou no esporte aos nove anos de idade. Com onze, venceu o Rip Curl Grom Search na categoria sub-12. Após sucessos em diversos campeonatos, ingressou na elite mundial (Word Tour) quando tinha apenas 17 anos.

Gabriel Medina, surfista profissional
Gabriel Medina

As vitórias nunca cessaram: em 2014, Medina chocou o planeta ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Campeonato Mundial de Surf. No ano seguinte, foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes do universo de acordo com a revista Time. Em 2018, novamente fez história como primeiro brasileiro bicampeão mundial.

Adriano de Souza

Apesar do apelido de ”Mineirinho”, Adriano nasceu no Guarujá, em 1987. Com somente 15 anos, ganhou notoriedade ao virar o mais jovem campeão de uma competição profissional, quando venceu o SuperSurf, do Circuito Brasileiro.

Em 2011, transformou-se no primeiro surfista brasileiro a liderar o ranking mundial do esporte. No mesmo ano, derrotou a lenda Kelly Slater (11 vezes campeão mundial) na etapa de Peniche do Circuito Mundial.

Adriano de Souza (mineirinho), surfista profissional
Adriano de Souza

Contudo, foi apenas em 2015 que o Mineirinho entrou de vez para a história do esporte. Afinal, nunca um brasileiro havia vencido Pipeline, última e mais aclamada etapa do Circuito Mundial, responsável por fechar a famosa Tríplice Coroa Havaiana. Com essa conquista, faturou também o título do Campeonato Mundial de Surf.

Filipe Toledo

Mais conhecido como ”Filipinho”, o paulista de 23 anos é mais novo do que os já citados. Um de seus principais feitos foi ter derrotado ninguém menos do que John John Florence no Pro Junior do US Open de 2011, quando tinha apenas 16 anos. 

Felipe Toledo - Surfista Profissional
Felipe Toledo

Em plena ascensão, Filipinho ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Surf em 2018. Caso mantenha esse desempenho em 2019, garante classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Ítalo Ferreira 

Com só 24 anos, o potiguar Ítalo Ferreira é uma das maiores promessas do surf mundial. Apesar da pouca idade, já disputa o Circuito Mundial desde 2015.

Ítalo Ferreira
Ítalo Ferreira

Dentre os maiores feitos, vale destacar o título do Quiksilver Pro Junior, realizado no Brasil. Pelo Circuito Mundial, foi campeão da etapa Rip Curl Bells Beach 2018, desbancando simplesmente o tricampeão Mick Fanning na final. Ítalo iniciou 2019 com chave de ouro vencendo a final do Quiksilver Pro Gold Coast  que foi disputada contra o norte-americano Kolohe Andino. Agora vamos ver como ele segue.

John John Florence 

Um dos maiores nomes do surf atual, o norte-americano John John é apontado como o maior rival de Gabriel Medina.

”Jay Jay” tem 26 anos e já é bicampeão do Circuito Mundial de Surf, com títulos em 2016 e 2017. Uma grave lesão no joelho impossibilitou sua luta pela defesa do troféu em 2018, com retorno às ondas apenas nos torneios de 2019.

Jay Jay Florence
John John Florence

E aí, está por dentro de quem são os surfistas famosos da atualidade? Agora é só torcer pelo seu favorito e acompanhar as emoções do Circuito Mundial de Surf 2019. Vale lembrar que neste ano há a definição dos surfistas que participarão dos Jogos Olímpicos de 2020. 

Aprenda a surfar melhor!

Quer se aprofundar ainda mais no universo do surf? Então confira nosso texto sobre as surfistas brasileiras que você precisa conhecer!

Powered by Rock Convert