Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP

Conheça os principais tipos de pranchas de surf

Você sabe como escolher as suas pranchas de surf? Desde as conquistas recentes de Gabriel Medina e Adriano de Souza, o surf virou febre nas praias do Brasil. Muitas pessoas, que sempre gostaram do esporte, sentiram-se à vontade para comprar suas pranchas e cair na água.

Contudo, na hora de escolher o equipamento, surge a dúvida de qual modelo é o mais adequado. Não há um manual específico que defina qual prancha deve ser comprada. O produto pode variar muito de acordo com o nível, estilo e gosto de cada surfista.

Para ajudar nessa escolha, neste post vamos mostrar os diferentes modelos de pranchas de surf. Acompanhe e descubra o seu!

Importante: 1 pé equivale a 30,48 cm.

Longboard

Longboard

Até a década de 70, o longboard reinava absoluto. Esse modelo de prancha, como o nome já diz, é maior, o que oferece grande estabilidade e flutuação ao surfista. Com a descoberta de novos materiais, pranchas menores começaram a ser fabricadas com mais frequência, a partir dos anos 70, roubando o espaço dos pranchões no cenário.

Contudo, muitas pessoas, até hoje, optam por esse modelo. Há, inclusive, campeonatos especialmente voltados aos longboarders. Surfistas mais experientes costumam realizar manobras clássicas em cima do pranchão. Devido ao seu tamanho e estabilidade, esse modelo é indicado para todos os tipos de surfistas, inclusive iniciantes.

  • Tamanho: 9 a 9.6 pés
  • Nível: todos
  • Prós: fácil de entrar na onda e maior estabilidade
  • Contras: grande dificuldade para realizar curvas e manobras

Shortboard

shortboard

Shortboard é o modelo que você vê os surfistas do WCT, como Gabriel Medina, Kelly Slater e Filipe Toledo utilizarem. A pranchinha, como também é conhecida, é ideal para aqueles que desejam realizar manobras do surf moderno, como aéreo, rasgadas e tubos.

Por ser menor, ela é muito mais difícil de remar. Porém, o aumento de mobilidade devido ao tamanho, possibilita inúmeros movimentos diferentes e inimagináveis, como o famoso aéreo full rotation. Como possui pouca flutuação para permitir maior velocidade ao surfista, ela não é indicada para iniciantes.

  • Tamanho: 5.6 a 6.10 pés
  • Nível: intermediário a avançado
  • Prós: ideal para aumentar desempenhos e indicada para manobras radicais.
  • Contras: muito difícil entrar na onda, pouca estabilidade

Funboard

Funboard

Aqui temos o meio termo entre a long e a short. Essa prancha é super indicada para iniciantes. Como ela tem um tamanho menor que o pranchão, acaba sendo mais fácil conduzir e entrar na onda. 

Por outro lado, ela possui uma borda maior e mais tamanho do que a pranchinha, proporcionando maior estabilidade. Com uma funboard é possível começar a arriscar as primeiras manobras.

  • Tamanho: 7 a 8 pés
  • Nível: todos
  • Prós: seu tamanho ainda conserva a estabilidade e permite a ação de manobras.
  • Contras: dificuldade de remada para entrar na onda

Evolution

Evolution

O meio campo entre a fun e a short. A evolution possui uma traseira semelhante à pranchinha e a parte da frente é mais arredondada, assim como as fans. Ela possibilita uma maior gama de manobras e pode ser o último estágio para aqueles que estão pensando em arriscar manobras em uma prancha menor.

  • Tamanho: 6.45 a 6.11 pés
  • Nível: todos
  • Prós: semelhança com a pranchinha, possibilidade de manobras com estabilidade
  • Contras: menos equilíbrio para os iniciantes

E aí? Conseguiu decidir um modelo para testar? Se ainda estiver em dúvida, não se desespere! Uma alternativa é alugar diferentes modelos na praia antes de adquirir a sua.

Pranchas de surf são muito pessoais. Dados como tamanho e peso de cada pessoa influenciam na escolha. Siga nossas redes sociais e fique por dentro do mundo do surf. Estamos no Facebook e Instagram!

Assine o melhor conteúdo sobre moda e cultura Surf & Skate
e Ganhe 5%OFF para usar em nossa Loja Virtual!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register