Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP
profissoes do surf

Conheça essas 10 profissões relacionadas ao surf

Você já parou para pensar sobre a quantidade de profissões relacionadas ao surf? O esporte, cada dia mais profissionalizado, abre todo um mercado com ofertas a profissionais desde a área médica até os de mídia.

Um surfista precisa de suporte em uma série de etapas, já que ele é um atleta de ponta e também uma personalidade. As competições também são grandes eventos e, paralelo a isso, há um estilo de vida que gera muitas oportunidades.

Este post vai mostrar como é possível viver do surf, mesmo que isso nem sempre signifique surfar. Veja 10 profissões que o esporte engloba!

1. Shaper

As pranchas são o principal instrumento de trabalho de um surfista. Sem elas não há surf, e sem um material de qualidade os profissionais não conseguem competir em alto nível. O papel do shaper é desenvolver os melhores projetos de pranchas, que atendam às necessidades dos grandes atletas.

O shaper trabalha em sua própria oficina, podendo produzir pranchas para comercialização geral ou até mesmo sob encomenda. Os surfistas profissionais e renomados têm seus próprios shapers, e essa parceria pode ser muito rentável para esse profissional!

2. Técnico de surf

Como em qualquer outro esporte de alto nível, o surf conta com a necessidade de treinos diários e de uma preparação adequada para que os atletas possam competir nos mais disputados campeonatos. Para isso, profissionais experientes e com vasto conhecimento estão sempre dando todo suporte aos surfistas.

Os técnicos de surf acompanham os atletas por toda a carreira, sempre trabalhando na melhora de técnicas e desenvolvendo a capacidade do surfista. Muitos até mesmo já foram atletas profissionais, o que os dá grande conhecimento e capacidade de exercer a profissão.

3. Fotógrafo de surf

A parte de mídia é imprescindível para o esporte, e a fotografia é uma das principais profissões relacionadas ao surf. Aqueles cliques irados que você vê na capa das principais revistas do mundo não são feitas por qualquer um!

Os fotógrafos são pessoas capacitadas e com muito conhecimento da profissão aplicada no contexto do surf, com ângulos e estéticas totalmente específicas. E aí, se interessou? Clicar os maiores nomes do mundo caindo no mar deve ser uma honra.

4. Videomaker

Assim como o trabalho de fotografia, o vídeo é parte integrante e fundamental do surf. Os vídeos de campeonatos, sessões e toda a cobertura de eventos depende muito do trampo do videomaker. Ele é o cara que capta momentos de tirar o fôlego, mostrando a vida sobre as ondas.

Além de fazer todo o registro, muitos videomakers também trabalham como editores dos vídeos. É uma profissão gratificante, muito legal, mas que também exige bastante dedicação e conhecimento de quem entra nessa!

5. Jornalista

O jornalismo passou por uma série de mudanças nos últimos anos, mas ainda é uma das profissões mais imprescindíveis para o esporte. Como você ficaria sabendo o que está rolando no surf sem os jornalistas?

Essa galera está sempre ali, incansável atrás de entrevistas dos grandes atletas, cobrindo detalhadamente os eventos, trazendo notícias exclusivas sobre o mundo do surf e ajudando a manter o esporte relevante e difundido. Os blogueiros também não ficam de fora, pois, sua atuação atualmente também é parte do trabalho jornalístico.

6. Relações Públicas

Um esporte das dimensões do surf às vezes traz necessidades aos atletas que nem mesmo se pode imaginar. Os caras são superestrelas, e a mídia os trata dessa forma. A legião de fãs, a imagem pessoal e também como atleta precisam ser cuidadas e preservadas, e o profissional de RP é parte fundamental disso.

Os assessores são responsáveis por agendar entrevistas, marcar ensaios fotográficos e ações com patrocinadores e fazer todo trabalho de conexão entre o atleta, a mídia e o público. O trabalho do profissional de RP é fundamental no gerenciamento da carreira dos surfistas.

7. Preparador físico

A evolução do surf trouxe necessidades e exigências ainda maiores em relação ao desempenho dos atletas. Hoje, somente a técnica e a vivência nas ondas não é suficiente para a competitividade em alto nível. A parte física é fundamental para que os surfistas possam competir no mais alto nível e brigar por títulos.

O preparador físico atua basicamente em 3 etapas: no condicionamento físico atual, na recuperação da melhor forma e manutenção após competições, na recuperação e no tratamento das lesões. É possível dizer que hoje essa é uma das mais importantes profissões relacionadas ao surf.

8. Árbitro

Contestados em todo os esportes, porém, muito importantes, os árbitros são membros fundamentais das organizações dos principais campeonatos do mundo. Esses profissionais avaliam o desempenho dos surfistas na competição de acordo com os parâmetros utilizados no esporte.

É impossível realizar um campeonato sem uma arbitragem preparada e experiente o suficiente, trazendo credibilidade e julgando com responsabilidade a atuação dos atletas durante as baterias.

9. Empresário

Um grande mercado de estilo de vida gira em torno do surf, e há muitas pessoas que conseguem aproveitar essas oportunidades para empreender. As possibilidades são inúmeras: marcas de roupas, fabricantes de equipamentos e absolutamente tudo que faz parte do mundo do surf.

Os empresários que trabalham com o surf são pessoas que vivem esse estilo de vida, e entendem quais são as demandas tanto dos atletas quanto do público praticante e fã do esporte. São muitas as possibilidades e, com investimento, qualquer um pode iniciar um negócio relacionado ao surf.

10. Produtor de eventos

Não entende como essa pode ser uma das profissões relacionadas ao surf? É simples: os produtores de eventos são parte fundamental da organização de absolutamente todos os campeonatos de surf que acontecem ao redor do mundo.

Montar estruturas, organizar o campeonato em si, convocar profissionais envolvidos no evento e muitas outras demandas imprescindíveis ficam a cargo do produtor. Ele é uma figura essencial e que está sempre na correria para que os campeonatos aconteçam da melhor forma possível.

As profissões relacionadas ao surf abrem ótimas oportunidades para quem ama o esporte, mas entende que ser um atleta de alto nível não é para todos, ou simplesmente não tem essa pretensão. Empreender com o estilo de vida que você ama é uma boa ideia, certo?

Se você vive do surf, certamente já ouviu das mais variadas gírias, e talvez não tenha entendido algumas delas. Então dá uma olhada nas 5 principais e aprenda um pouco mais sobre elas!

 

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register