Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP
5 dicas para começar a andar de skate

5 dicas para começar a andar de skate

Para quem adora encarar novos desafios, se aventurar em um novo esporte é sempre uma boa pedida. Você considerou começar a andar de skate? A modalidade, que surgiu na década de 50, na Califórnia, ganha cada vez mais adeptos no mundo interno. Recentemente, foi inclusive oficializada como esporte olímpico!

Neste post, você conhecerá as cinco principais dicas para mergulhar de cabeça na prática do skate. Mas cuidado: o risco de se apaixonar de uma vez por todas pelo surf do asfalto é altíssimo! Vamos lá?

1. Escolha o shape adequado

Escolha o shape adequado

Se você não sabe o que é shape, vamos por partes: trata-se da base sobre a qual você ficará em pé, nada mais do que a “madeira” que encobre os trucks e as rodinhas do skate.

Para escolher o mais apropriado, é importante que você se atente às suas características individuais (altura e tamanho dos pés, por exemplo) e à modalidade que pretende praticar. A prática do skate tem muitas vertentes e as particularidades de cada uma demandam formatos e/ou materiais mais específicos – e por isso há vários tipos de skate disponíveis no mercado.

De modo geral, recomenda-se que iniciantes optem por um shape maior, um pouco mais largo ou mais comprido, facilitando a desafiadora missão de parar em pé em cima dele por mais do que alguns segundos.

2. Providencie (e use) equipamentos de segurança

Providencie (e use) equipamentos de segurança

Não negligencie os equipamentos de segurança e proteção. É um grande erro dispensá-los a qualquer tempo, principalmente quando você está começando a praticar e corre mais riscos durante o percurso. Como a pista dos skatistas é naturalmente dura e áspera (asfalto ou concreto), a queda é invariavelmente dolorida.

Certifique-se de contar, desde a sua primeira tentativa, com itens básicos de segurança: capacete, cotoveleira, joelheira e luvas são indispensáveis e podem literalmente salvar sua pele em um momento da queda.

Você não quer que um imprevisto te impeça de treinar por semanas ou meses, certo?

3. Comece pelo básico e vá devagar

Comece pelo básico e vá devagar

Não vá com muita sede ao pote. É fundamental respeitar o esporte e saber de suas limitações ao iniciar na atividade. Até estar seguro de suas habilidades, evite ladeiras íngremes e manobras arriscadas.

Não se iluda pensando que você estará isento das quedas. Até mesmo os maiores nomes do esporte já passaram por essa situação! Ao invés disso, seja humilde e inteligente o suficiente para aprender a cair: pule e saia do skate o mais rápido que puder caso sinta que está se desequilibrando.

4. Fique atento à postura e mantenha o equilíbrio

Fique atento à postura e mantenha o equilíbrio

Postura e equilíbrio são essenciais à prática do skate. No início, o mais complicado é parar em cima da base, mas algumas técnicas contribuem para que você vá se habituando à sensação: ao subir no skate, sinta sua força na planta do pé e contraia o abdômen, flexionando levemente os joelhos. Para não perder o equilíbrio, evite mexer o corpo para frente e para trás.

Se você quer melhorar seu desempenho, considere aprimorar seus movimentos e músculos fora das pistas: treinos com bola, bosu e spins (mini prancha com rolinhos) podem ser feitos na academia e melhoram sua performance sobre as rodinhas!

5. Inspire-se em quem sabe e tente melhorar sempre

Inspire se em quem sabe e tente melhorar sempre

O skate tem vários ídolos e você pode inspirar-se neles. O maior de todos os tempos, Tony Hawks, acumula 12 títulos mundiais na modalidade vertical. No Brasil, por sua vez, muitos skatistas nacionais também são referência àqueles que amam o esporte: Bob Burnquist e Sandro Dias são alguns dos nomes mais emblemáticos.

Busque conteúdo, assista vídeos e acompanhe as sessões de quem entende. Só a prática permite que você evolua, mas é sempre melhor ter alguém em quem se espelhar.

Gostou das dicas? Vale a pena segui-las se você quer começar a andar de skate! Para saber cada vez mais sobre o esporte, siga-nos no Facebook, no Instagram e no Twitter. Boas sessões!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register