Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP

5 benefícios da patinação que você ainda não sabia

Você gosta de andar de patins? Essa atividade, além de muito divertida, também oferece alguns benefícios que pouca gente conhece. Se você quer ter uma vida saudável e praticar atividades físicas enquanto se diverte, saiba que a essa é uma ótima opção!

Quer conhecer 5 benefícios da patinação? Vem com a gente!

Os 5 principais benefícios da patinação

5 benefícios da patinação

1. Emagrecimento

A perda de peso tem atraído muitos adeptos da patinação. Afinal, ao andar de patins você usa o corpo todo, fazendo movimentos e gastando muitas calorias — tanto que essa atividade é considerada um exercício aeróbico.

Para que você tenha noção do quanto é vantajoso, patinar pode queimar a mesma quantidade de calorias que uma corrida. Ou seja, você não precisa ficar preso à esteira da academia: pegue os patins e prepare-se para a diversão ao ar livre!

2. Melhora da coordenação motora

Como os patins são instáveis, eles exigem equilíbrio e, para isso, é necessário manter o corpo contraído. Além disso, ao praticar a patinação é necessário ficar em uma posição específica — barriga para dentro e as costas retas. Com o tempo, o corpo se adapta a essa posição e há uma melhora da coordenação motora e da postura.

3. Tonificação dos músculos

A região lombar é uma das mais beneficiadas, já que os patinadores precisam alterar o centro de gravidade a todo momento. O corpo fica flexionado e os músculos da região são acionados a cada patinada.

Os glúteos e as coxas também são beneficiados, pois ficam contraídos. As panturrilhas são muito usadas, principalmente para frear e realizar os movimentos para parar.

Uma das grandes vantagens em relação aos exercícios como a corrida, por exemplo, é que a patinação é considerada de baixo impacto. Isso significa que ela não danifica a musculatura. Como você acabou de ler acima, o que ocorre é justamente o oposto.

Os benefícios para a saúde não param por aí: até mesmo os sistemas cardiovascular e respiratório são beneficiados, pois são exercitados durante a atividade.

[Ebook] Tudo que você precisa saber para patinar - Baixe Grátis

4. Melhora da concentração

Ficar equilibrado nos patins e observar o local à sua volta para não cair ou sofrer acidentes é algo que exige concentração. Esse estímulo, quando feito periodicamente, ajuda também a manter você concentrado em outras atividades do dia a dia.

5. Bem-estar

Outro benefício que não pode deixar de ser citado é o bem-estar. Assim como em outros esportes, a prática dessa atividade ajuda a promover o bem-estar psicológico.

A sensação de liberdade e emoção gerada é descrita como maravilhosa pelos apaixonados por patinação. Além disso, ela pode ser feita individualmente, com amigos e em vários locais diferentes — o que te dá muito mais opções para aliar o lazer à atividade física.

Alerta: desfrute dos benefícios da patinação com segurança

benefícios da patinação com segurança

É muito importante que você conheça algumas regras para andar de patins em segurança. Para começar, escolha um local plano e sem muitos carros.

Opte por horários mais tranquilos e durante os quais o ambiente não estará muito cheio. Se for patinar à noite, não deixe de usar roupas brilhantes para que pedestres e veículos vejam você — assim é possível evitar acidentes.

Além desses cuidados, um dos pontos mais importantes é o uso de equipamentos de segurança: capacete, joelheira, munhequeira e cotoveleira. Lembre-se também de fazer a manutenção dos seus patins.

Por último, caso você não saiba andar de patins, primeiro encontre um professor. Existem aulas oferecidas até mesmo em parques. Aprender antes de começar a praticar é importante para que você obtenha os benefícios da patinação sem abrir mão da sua segurança.

Um instrutor poderá ensiná-lo algumas técnicas para que você reduza os danos das quedas e evite fraturas. De quebra, ele ainda pode te ajudar a aprender manobras!

Se você ficou interessado nos benefícios, baixe agora mesmo nosso e-book e aprenda tudo o que você precisa saber para patinar!

Ebook Grátis - Tudo que você precisa saber para patinar - Baixe Agora!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register