[Ebook] Como montar um quiver!Powered by Rock Convert
Campeonato de Surf

O Campeonato de Surf Mundial (CT) chegou ao fim em 2018 com vitória e domínio total do Brasil. O surfista Gabriel Medina sagrou-se Bi Campeão Mundial de Surf. Além dessa conquista, 9 das 11 etapas do circuito foram vencidas por brasileiros.

O país contará com 11 surfistas disputando a elite do esporte em 2019, e a WSL (World Surf League), entidade máxima do surf mundial, divulgou o calendário do evento para o próximo ano. Quer saber onde rolará as principais etapas e as novidades no circuito? Então é só continuar lendo! 

Como funciona o Campeonato de Surf Mundial? 

Para quem não sabe o Campeonato Mundial de Surf (CT) é disputado em 11 etapas pelos melhores surfistas do mundo. A elite é composta por 34 surfistas, sendo os 22 melhores colocados no ranking do ano anterior, 10 qualificados na divisão de acesso (QS) e mais dois convidados. Os atletas que recebem convite normalmente são aqueles que sofreram algum tipo de lesão no ano anterior. 

Campeonato de Surf

O tour funciona como um campeonato de pontuação corrida. Em cada etapa os surfistas somam pontos de acordo com a sua colocação. Ao final das 11, as duas piores posições são descartadas e aquele que conquistou o maior número de pontos consagra-se campeão mundial. 

Que novidades tem o circuito para 2019?

Para o ano de 2019 a WSL reservou algumas mudanças com relação aos eventos anteriores. A primeira delas é a data de início. O evento, que sempre começava em Março, será disputado em Abril. A justificativa é a de  oferecer aos atletas um tempo maior para a recuperação, além de melhores datas para que os fãs possam desfrutar as etapas. 

Campeonato de Surf

Outra importante novidade na temporada de 2019 é o fim da perna australiana. Durante muitos anos, aconteceram três etapas seguidas no país chamado de “continente-ilha”; contudo, visando uma melhor qualidade das ondas, a partir de 2019 os atletas disputarão apenas duas etapas seguidas. 

O evento na Austrália será interrompido por uma etapa em Bali, na Indonésia. Após essa terceira disputa, os surfistas voltam às águas australianas para a etapa de Margaret River. 

A última novidade, e talvez a mais importante, é que a WSL é a primeira entidade a oferecer premiação equivalente para o masculino e o feminino. Essa paridade tem como objetivo fortalecer e prestigiar o surf feminino. 

Campeonato de Surf feminino

Qual é o Calendário ChampionshipTour 2019?

Confira a seguir as datas e os locais das etapas do Campeonato Mundial de Surf em 2019!

Calendário Masculino

  • Gold Coast Pro (Austrália): de 3 a 13 de abril;
  • Rip Curl Pro Bells Beach (Austrália): de 17 a 27 de abril;
  • Bali Pro (Indonésia): de 13 a 24 de maio;
  • Margaret River Pro (Austrália): de 27 de maio a 7 de junho;
  • Oi Rio Pro (Saquarema – Rio de Janeiro): de 20 a 28 de junho;
  • J-Bay Open (Jeffreys Bay – África do Sul): de 9 a 22 de julho;
  • Teahupo’o Pro (Tahiti): de 21 de agosto a 1 de setembro;
  • Surf Ranch Pro (Piscina artificial Kelly Slater – Lemoore – Califórnia): de 19 a 22 de setembro;
  • Quiksilver Pro (Hossegor – França): de 3 a 13 de outubro;
  • Rip Curl Pro (Peniche – Portugal): de 16 a 28 de outubro;
  • Billabong Pipe Masters (Banzai Pipeline – Oahu – Hawaii): de 8 a 20 de dezembro.  

Calendário Feminino

O calendário feminino segue o masculino com duas alterações. A primeira é que as meninas disputam apenas 10 etapas, ficando de fora o evento de Teahupo’o, no Tahiti. A outra diferença é que as garotas caem na água antes na disputa do Hawaii. A etapa feminina em Pipeline tem início no dia 25 de novembro, e a janela de espera para o evento fecha no dia 7 de dezembro. 

Campeonato de Surf feminino

E então, gostou do post? Agora que você já sabe a data de todas as etapas do campeonato de surf mundial, é só arrumar a sua mala e cair na estrada para ver os melhores surfistas do mundo surfando as ondas mais fantásticas do planeta! 

Se você tiver a oportunidade de assistir a alguns desses eventos presencialmente e precisar comprar as peças de roupas ou acessórios para levar na viagem não se esqueça de conferir a loja da Hawaii Virtual! Você encontrará itens sensacionais e das melhores marcas. 

Powered by Rock Convert