O rolé perfeito depende, em primeiro lugar, da escolha ideal das peças do seu skate! Os diferentes tipos de shape são feitos para atender necessidades específicas no seu uso.

Você não precisa ser um profissional para escolher o modelo ideal para o tipo de prática em que você está acostumado. Ter o equipamento certo é fundamental, pois isso influenciará diretamente na qualidade do seu rolé.

Que tal conhecer os tipos de shape para um skate e qual deles se encaixa melhor no seu estilo? Acompanhe o post a seguir e fique pronto para saber qual escolher na sua próxima compra!

Street: shapes para a prática urbana

Tipos de Shape: Street

A modalidade street é aquela em que os skatistas utilizam obstáculos naturais do ambiente urbano para praticarem manobras. Bancos, corrimãos, meios-fios e gaps, tudo serve para testar as habilidades de quem manda bem no street.

O shape desse estilo é o mais comum e fácil de ser encontrado. Eles são menores e mais leves, o que facilita a execução de manobras mais rápidas, bastante comuns nessa modalidade. Eles também têm suas características próprias na largura, que varia entre 7,5” a 8”.

Vertical: equipamento voltado para voos mais altos

Tipos de Shape: Vertical

Os adeptos do skate vertical costumam voar muito alto durante a prática. Nessa modalidade o rolé acontece em rampas, halfsbowls, minirrampas e até em piscinas vazias.

Para essa modalidade o shape precisa ser forte, pois constantemente é exigido que os skatistas peguem impulso ao fazer o salto para fora das rampas.

Como neste tipo de prática o skatista tem mais tempo no ar para executar as manobras, o shape é um pouco mais pesado do que o utilizado no street, além de ser mais largo, indo de 8” até 8, 25”.

Cruiser: um dos tipos de shape mais versáteis

Tipos de Shape: Cruiser

O Cruiser é emblemático! Ele retrata visualmente como eram os primeiros shapes quando o skate surgiu na Califórnia, em Venice Beach, no final dos anos 70.

O filme “Lords of Dogtown” retrata bem o surgimento da cultura skate, e nele é possível ver o Cruiser presente tanto nas ruas quanto nas piscinas vazias das mansões de Venice Beach.

As características do Cruiser favorecem bastante um rolé mais calmo, composto por manobras como o slide, até porque no seu surgimento, os skatistas visavam replicar no asfalto os movimentos que faziam no mar, sobre as pranchas.

Durante bastante tempo o Cruiser foi usado para a prática street, mas com a evolução dos shapes ele acabou ficando para um uso mais leve, sendo mais chamativo pelo seu ar retrô do que pelo seu desempenho propriamente dito.

Longboard speed: shapes para explorar a adrenalina

Tipos de Shape: Longboard Speed

Os longboards são shapes um pouco diferentes dos normais, mas que têm ganhado cada vez mais popularidade por conta de serem mais fáceis de se equilibrar em cima e executar manobras mais simples, como o slide.

Mas nem tudo é calmaria nos longboards! Modalidades como o downhill, que consistem basicamente em descer ladeiras ou andar em rodovias expressas em alta velocidade, exigem um shape mais preparado para situações extremas.

Esse shape se caracteriza pela capacidade de aceleração, promovida por um design mais aerodinâmico, e a estabilidade, fator fundamental pois o skatista precisa ter mais segurança na prática dessa modalidade, tendo em vista que uma queda pode ser grave.

Longboard tradicional: diversão no asfalto

Tipos de Shape: Longboard Tradicional

Os shapes mais tradicionais para a prática de longboard visam a estabilidade, trazida pela principal característica deste modelo, que é seu comprimento, e a mobilidade, que traz mais facilidade na execução de curvas.

Quanto ao design, o shape de longboard tradicional pode sofrer algumas alterações, na maioria das vezes apenas para dar uma estilizada, mas basicamente têm as mesmas características técnicas, claro, com exceção do speed.

Conhecendo todos os tipos de shape é possível escolher o ideal para a prática em que você pretende se dedicar.

Já que estamos falando em peças do seu skate, aproveite e confira mais um de nossos posts: Rolamento de skate: confira 5 dicas para não escolher errado!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO BLOG!

Assine o melhor conteúdo sobre moda e cultura Surf & Skate
e Ganhe 5%OFF para usar em nossa Loja Virtual!