[Ebook] Como montar um quiver!

O surf é muito mais que um esporte, é um estilo de vida. Ele exige de seus praticantes persistência, determinação, humildade e respeito com a natureza e o próximo. Não é simplesmente pegar uma prancha e subir na primeira onda. Quem quer aprender precisa tomar alguns cuidados para evitar possíveis problemas.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de surf para iniciantes que vão ajudar a evitar problemas e facilitar o aprendizado. Para conferir essas dicas, é só continuar lendo!

Compre uma boa prancha

Surf para iniciantes - Compre uma boa prancha

O primeiro passo para aprender a surfar é comprar uma boa prancha de surf. Existem diversos modelos, com tamanhos diferentes. Para quem está começando o mais indicado é pegar uma prancha maior e mais maleável. As pranchas maiores são mais estáveis, o que facilita a pegar as primeiras ondas. A prancha mais maleável não machuca tanto ao bater em você quando cair (e acredite você vai cair muito nas primeiras tentativas).

A dica dos especialistas é experimentar a prancha antes de comprar. Peça emprestada aos amigos ou alugue com instrutores na praia. Ao testar a prancha você consegue fazer uma compra mais acertada e evita uma decepção com a primeira prancha.

Invista em equipamentos de qualidade

Surf -para iniciantes - Equipamentos de qualidade

Além da prancha, é preciso investir em roupas adequadas. Ao surfar no inverno ou em águas mais frias, a roupa garante proteção contra o frio e permite que você fique mais tempo na água. Se for surfar em locais ensolarados, a roupa vai te proteger do sol. Outro ponto positivo para a roupa é que ela te protege nas quedas de possíveis arranhões.

É importante lembrar que mesmo usando uma roupa adequada, o protetor solar é essencial. Quem fica muito tempo exposto ao sol também fica vulnerável a insolações e queimaduras. Por isso o combo roupa + protetor não pode faltar.

Procure ajuda com os profissionais

Surf para iniciantes - Procure ajuda com os profissionais

Charlie e Gabriel Medina

Aprender a surfar não é uma tarefa fácil e fazer isso sozinho pode ser quase impossível. A dica de ouro para quem quer aprender é procurar um instrutor de surfe. Ele vai te passar informações de segurança e até de “etiqueta do esporte”, além das dicas que vão facilitar o aprendizado.

Converse com surfistas mais experientes. Troque uma ideia e aprenda com os outros. Ouvir outras experiências é fundamental no aprendizado.

Escolha um bom lugar

Por fim, onde começar a surfar? Existem praias com diferentes níveis de dificuldade. Procure as que têm ondas mais fáceis, o fundo do mar é de areia, poucos banhistas. À medida que você ganhar confiança em lugares fáceis, aumente a dificuldade.

Além disso, aprenda a observar o mar e as ondas. Antes de entrar na água observe se o mar não está revolto, o comportamento dos outros surfistas e banhistas. Esteja atento aos sinais da natureza o tempo todo. Um iniciante não deve entrar na água sozinho ou se afastar muito da praia. É uma questão de segurança.

O surf é um esporte que requer paciência e perseverança. Ao começar a praticar se prepare para cair algumas vezes, faz parte da aprendizagem. Com essas dicas de surf para iniciantes fica mais fácil aprender. E lembre-se: respeite seus limites e divirta-se!

Gostou deste artigo e das dicas dadas? Que tal baixar nosso e-book “Os 10 maiores erros que impedem a sua evolução no surf” e aprender um pouco mais sobre o esporte?

Como surfar melhor - Baixe o ebook grátis

[Ebook] Como montar um quiver!