Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP
Streetwear

Street Wear: saiba tudo sobre esse estilo

O street wear é a tradução do jovem cosmopolita das principais metrópoles mundiais. O estilo surgiu na década de 70, como uma forma de expressão da personalidade, com uma mistura entre música, vivência cotidiana, esportes, artes e política, tudo isso traduzido na forma de se vestir.

Ao longo das décadas seguintes, foram incorporados novos elementos de outros estilos, como os do surf, skate, punk, hardcore, reggae, hip-hop e outras tendências encontradas nas grandes cidades.

Cada vez mais forte, o street wear segue em evolução estética e conceitual, abrindo espaço para novas interpretações nas roupas e atingindo públicos ainda mais amplos. Quer saber mais sobre esse estilo? Acompanhe o post!

A história do street wear

Para começar a falar sobre street wear é importante voltar no tempo, lá para a década de 70. Foi nesse período que começaram as primeiras manifestações de jovens que queriam produzir suas próprias roupas, e o grande centro mundial desse movimento se deu na Califórnia.

A influência naquela época era o cotidiano baseado no surf, fazendo com que as roupas trouxessem muito dessa inspiração nas estampas, nos cortes e nas modelagens. Com o passar do tempo e o avanço à década de 80, o skate surgiu e essa prática também influenciou muito o que era produzido por lá.

Foi nessa época que a Stüssy foi fundada, e por isso ela é até hoje considerada a primeira marca de street wear da história. Ela segue firme contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do cenário, como uma das grandes players do mercado.

A chegada aos grandes centros urbanos

O final da década de 80 e início dos anos 90 marcaram a chegada do street wear às grandes metrópoles do mundo, principalmente Nova Iorque e Los Angeles. Essas cidades foram as responsáveis por fomentar a cultura e sediar a fundação das maiores marcas da história.

Paralelo aos EUA, ótimos trabalhos eram feitos no Japão, por meio dos artistas de hip-hop, e também na Inglaterra, graças à cultura punk e suas influências, ajudando a popularizar o street wear no mundo todo. Esse “boom” ajudou a cultura a chegar estabilizada e em franco crescimento nos anos 2000.

Hoje, street wear é sinal de moda e, o que antes era muito periférico e considerado urbano, se tornou fashion. Cada vez mais grandes grifes e marcas renomadas tentam se aproximar desse mercado, o que colabora para o crescimento da cultura e traz cada vez mais adeptos.

O que calçam os adeptos do street wear

Os calçados são parte fundamental da composição de um visual urbano e os tênis são os mais escolhidos, conseguindo se comunicar com as roupas de forma precisa, além de trazer o estilo e conforto que o cotidiano das ruas pede.

Com isso, a cultura sneakerhead surgiu como uma vertente do street wear, porém, com um foco exclusivo em tênis. As grandes influências foram as mesmas das roupas: esportistas e músicos.

Algumas marcas têm grande papel nessa parte, produzindo modelos icônicos e que ajudaram a moldar o estilo das ruas. A Nike, com seu Air Force One; a Adidas, com o Superstar; Vans, com os Sk8-Hi e a DC Shoes, com seus tênis para skate. Todas elas foram e ainda são marcas muito fortes no mercado.

As peças em moletom

rapaz com casaco moletom, moça com calça moletom

O moletom é uma peça muito comum no mundo dos esportes, mas no street wear o clássico ganhou novos cortes e usos nos últimos tempos. As calças, muito utilizadas por rappers dos anos 2000, ganham uma cara nova e mais moderna com o estilo jogging, com a perna mais justa e punho no tornozelo, o que impede que elas encubram os tênis.

Além disso, os casacos de moletom, dos fechados aos abertos, são peças obrigatórias no dia a dia dos adeptos ao estilo. As estampas vintage dão um toque mais descolado e jovem à peça, que pode ser usada até mesmo para ir à balada.

Os principais acessórios do street wear

Boné Other Culture, Meias Stance

Os acessórios são fundamentais para trazer destaque no visual da galera do street wear, já que os detalhes fazem toda diferença. Além disso, essas peças são muito tradicionais nesse estilo, afirmando uma pegada mais urbana e descolada.

Os bonés são peças indispensáveis, graças às influências no hip-hop. Quem não lembra dos rappers no início dos anos 2000 usando os famosos modelos da New Era? A marca segue até hoje muito forte no mercado de bonés.

Porém, a ligação com o skate também não fica para trás e, atualmente, modelos como os dad hats e os five panel cada vez mais fazem a cabeça da galera.

Os gorros também têm um peso representativo na cultura, assim como as meias. Apesar de simples, esses itens trazem detalhes únicos ao visual, com um toque bastante genuíno, mostrando quem é do street wear de raiz!

Os óculos não podem ser deixados de lado! Seja para o uso no dia a dia, seja para a prática de esportes, eles aliam o estilo à funcionalidade. A Oakley é uma das marcas que investe pesado em tecnologia para suas lentes, aliando produtos de alta resistência e qualidade a um design único, sendo uma das mais bem-sucedidas no mercado.

A mistura da alfaiataria com o visual urbano

Rapaz sentado em um banco. Homem tatuado vestindo uma camisa MCD.

Misturando água e vinho, a alfaiataria conseguiu seu espaço no mundo do street wear, trazendo peças como calças, bermudas e até mesmo os blazers, sempre com camisetas, tênis e acessórios bem descolados.

Essa tendência foi muito fortalecida graças ao envolvimento das grifes com o street wear, fazendo com que seja cada vez mais comum ver essa mescla nas ruas.

As sobreposições na composição do visual

Rapaz com camisa florida, camisa de malha na cintura, bermuda e coturno. Moça com camisa de flanela amarrada na cintura.

A sobreposição é um recurso muito usado nesse estilo, compondo visuais com peças misturadas, criando camadas divertidas e muito estilosas. A mais conhecida são os casacos e as camisas amarradas na cintura, que surgiram despretensiosamente e viraram um recurso para agregar ao visual.

Outra opção que faz sucesso são as camisetas de manga longa sobrepostas por t-shirts de manga curta. Essa combinação é um sucesso e traz uma pegada muito ousada e despojada, inspirada na estética do skate.

O surgimento da tendência oversized

Homem com camista oversized. Mulher com blusa oversized.

oversized sempre esteve presente no street wear, mas nos últimos 6 anos ele tem avançado e obtido uma pegada mais fashion, deixando de ser uma estética somente do hip-hop.

As camisetas com mangas e comprimento maiores são um sucesso, assim como os moletons grandes. A ideia é usar peças com um corte mais amplo e, com um design moderno, elas caem muito bem e não dão aquele aspecto de desleixo.

O street wear é um estilo de grande sucesso e conta com adeptos famosos e que ajudam a desenvolver a cultura. Na música, artistas como Kanye West, Marcelo D2 e Emicida são referências no hip-hop, enquanto nos esportes vale a pena citar Lebron James e os skatistas brasileiros Bob Burnquist e Luan Oliveira.

O street wear veio das ruas e preza por conforto, criatividade e expressão, seja você do skate, do surf ou do hip-hop. O importante é se sentir bem e ter peças funcionais, que sirvam tanto para o cotidiano, como para a prática de esportes e para a balada.

Quer continuar acompanhando mais posts sobre estilo e esportes? Então curta a nossa página no Facebook e fique atualizado sobre todos os nossos conteúdos!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register