Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP

Skate e surf agora são modalidades olímpicas! Saiba mais sobre a decisão

Após muito tempo de especulações, skate e surf finalmente estarão nas Olimpíadas. Os dois esportes foram incluídos junto com beisebol, escalada e caratê e farão parte do quadro olímpico a partir dos jogos de Tóquio em 2020. Ambos foram aprovados com unanimidade pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que vê os esportes como uma forma de atrair o público mais jovem para os jogos.

Até então, skate e surf ganhavam destaque apenas em competições próprias ou de esportes radicais. Porém, com a sua inclusão nos jogos olímpicos, estes esportes atingiram outro patamar, com uma visibilidade muito maior. Muita coisa ainda vai ser definida, porém é certo que skate e surf têm muito a crescer com esta conquista. Saiba mais!

Skate nas Olimpíadas

Skate Olímpico

O skate terá duas modalidades nas olimpíadas: o street, modalidade de rua com obstáculos; e o skatepark, modalidade muito semelhante ao street, mas disputada em uma pista local com obstáculos próprios para o skate. O esporte terá 40 participantes em cada modalidade, sendo 20 no masculino e 20 no feminino.

Anteriormente, havia um receio quanto à inclusão do esporte nas olimpíadas, uma vez que o formato e as regras da competição poderiam ofuscar a imagem do skate como um “esporte de rua” e “sem leis”. Porém, esta inclusão foi muito bem aceita pelo Comitê Olímpico, afinal o skate possui grande visibilidade dentre os jovens e destaque nas redes sociais.

A entrada do skate no cenário olímpico também agradou aos grandes skatistas, que veem a sua entrada nas Olimpíadas como uma grande evolução tanto para o skate quanto para os jogos.

Surf nas Olimpíadas

Surf Olímpico

A inclusão do surf também foi bastante comemorada pelos atletas da modalidade. Desde o início dos anos 2000 a presença do esporte nos jogos já era muito estudada pelo Comitê Olímpico. Como as sedes olímpicas não se restringem apenas às cidades costeiras, a inclusão até então era descartada.

Hoje já possuímos tecnologia capaz de criar piscinas de ondas artificiais de alta performance, como a de Kelly Slater. Uma grande dúvida, porém, ainda paira sobre o COI: a disputa seria realizada na praia ou em piscinas artificiais?

Esta dúvida seria motivada pelo fato de que o COI quer evitar a construção de “elefantes brancos”. Além disso, as piscinas artificiais não são vistas com bons olhos por alguns surfistas, que acreditam que a prática do esporte longe do oceano e da natureza foge do que é a essência do surf.

O esporte deve contar com 40 atletas na disputa da medalha de ouro, sendo 20 no masculino e 20 no feminino. Os jogos olímpicos não devem contar com as modalidades longboardbodyboard e stand up paddle.

O que muda no skate e surf

Skate e Surf na Olimpíadas de Tóquio 2020

A inclusão destes dois esportes nos jogos olímpicos divide opiniões entre os fãs e adeptos da modalidade. Tanto skate quanto o surf não são apenas esportes, mas também estilos de vida originários do streetwear que traduzem a rebeldia e liberdade da juventude. Portanto, há um receio de que esta essência do skate e surf se perca entre os padrões das Olimpíadas.

Por outro lado, a presença destes dois esportes nos jogos olímpicos podem trazer muitas vantagens para os fãs e atletas.

Alguns países – dentre eles o Brasil – possuem políticas de incentivo para atletas, principalmente os de esportes olímpicos. Para uma marca, o peso de se patrocinar um atleta olímpico é muito maior e um investimento muito mais vantajoso. Além disso, tanto as federações de skate quanto de surf terão maior incentivo receberão benefícios do comitê olímpico para investir em torneios.

As olimpíadas podem trazer visibilidade maior para o skate e surf. Ao longo dos anos, diversos atletas trouxeram incentivo para os seus esportes e, consequentemente, novos adeptos. No caso do surf e do skate não é apenas um esporte, mas sim um estilo de vida levado para o cenário olímpico. Portanto, é fundamental que a essência e a personalidade destes dois esportes sejam respeitadas para que skate e surf não sejam apenas mais uma modalidade olímpica.

E então, achou interessante? Não deixe de compartilhar nas redes sociais esta novidade das Olimpíadas!

Assine o melhor conteúdo sobre moda e cultura Surf & Skate
e Ganhe 5%OFF para usar em nossa Loja Virtual!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register