Skatistas famosos ajudaram a construir a história do esporte ao longo dos anos. Sua atitudes e a maneira como lidaram com o skate moldaram a prática e deram a esses caras o status de lenda.

Vivos ou mortos, até hoje têm todo o devido reconhecimento da comunidade do skate por conta de seus feitos. Mas você conhece os principais skatistas de todos os tempos?

Hoje, você conhecerá um pouco mais de 4 skatistas considerados verdadeiros ícones. Continue a leitura e saiba porque eles foram importantes para o skate ao longo dos anos!

1. Tony Alva: agressividade sem limites no skate

  • Nascimento: 2 de setembro de 1957, em Santa Mônica, Califórnia
  • Prêmios e condecorações: 1o lugar na Hang Ten World Conteste (1975); 1o na California Free Former World Professional Skateboard Championships; criador da manobra frontside air.

Filho de imigrantes, Tony Alva foi um dos integrantes originais dos Z-Boys, grupo dos anos 70 que revolucionou a prática do skate para sempre. Por conta dessa época, Tony é considerado um dos precursores do esporte.

O estilo agressivo e sua personalidade altamente competitiva chamavam muita atenção em uma época em que os campeonatos de skate ainda estavam começando. Tony também ganhou muito destaque por seu estilo aéreo na prática do skate.

Com 19 anos, ele já era um dos grandes nomes do esporte, sendo abordado por patrocinadores que o ofereceram propostas milionárias. Mas ele recusou todas elas para fundar sua própria marca, a Alva Skateboards.

2. Steve Caballero: suavidade e leveza no estilo

Skatistas Famosos: Steve Caballero

  • Nascimento: 8 de novembro de 1964, em San José, Califórnia
  • Prêmios e condecorações: 2o lugar no Winchester Open (1979); 1o no Upland Pro-Arm (1983); 1o no Transworld Skateboard Championships (1986); 1o no Titus World Cup (1988); 1o no NSA Contest (1989); inventor do Cabellerial e do FS Rockslide; considerado skatista do século pela Thrasher Magazine.

A ​tranquilidade e classe na prática do skate são as principais características de Cab, como é conhecido. Ele dificilmente erra uma execução de manobra e faz tudo de forma muito suave, sem impactos.

Steve foi um dos membros originais do Bones Brigade, time de skate fundando pelo lendário Stacy Peralta (que você conhecerá logo a seguir!). Ele, inclusive, aparece no filme A Procura por Animal Chin, ao lado de Tony Hawk e outros influentes skatistas.

Quer mais? Steve também assina um dos modelos de tênis mais famosos do mercado e o mais antigo entre os pro-models, o Vans Half Cab!

3. Stacy Peralta: o primeiro superstar do skate

Skatistas Famosos: Stacy Peralta

  • Nascimento: 15 de outubro de 1957, em Venice, Califórnia
  • Não há registros exatos de campeonatos, mas Stacy conquistou muitas competições na década de 70.

Stacy também foi dos membros originais do Z-Boys. Ele foi o maior nome de sua época e sempre disputava as primeiras posições nas competições nos anos 70 e 80.

Em 1978, com apenas 20 anos, Stacy fundou sua marca, a Powell-Peralta. Seu sócio era George Powell, importante empresário do ramo de shapes de skate. Por meio de sua marca, Stacy criou a Bones Brigade, time de skate que acolheu jovens iniciantes como Tony Hawk e Steve Caballero.

Ele também é considerado um dos skatistas fundamentais para o desenvolvimento da modalidade street. Steve alcançou até mesmo o cinema: ele produziu o documentário Dogtown and Z-Boys e dirigiu o longa-metragem A Procura por Animal Chin.

4. Jay Adams: talento e rebeldia

Skatistas Famosos: Jay Adams

  • Nascimento: 3 de fevereiro de 1961, em Venice, Califórnia
  • Falecimento: 15 de agosto de 2014, em Puerto Escondido, México

Jay Adams foi um talento nunca lapidado. Um dos Z-Boys originais, o jovem era rebelde, incontrolável e dono de uma qualidade incrível em cima do carrinho.

Ele nunca se adaptou ao skate competitivo e, assim, ficou para trás em uma época em que os skatistas conseguiram ganhar dinheiro e melhorar suas vidas. Jay também teve muitos problemas com drogas, o que atrapalhou sua carreira.

Em 2014, durante uma viagem em família, Jay Adams nos deixou aos 53 anos após um ataque cardíaco. Mas seu legado permanece intacto como uma das sementes originais do skate. Um ícone!

Gostou de conhecer melhor esses skatistas famosos? Os caras são verdadeiras lendas do esporte! Para se inspirar, confira nossa playlist incrível para você ouvir enquanto dá um rolé de skate!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO BLOG!

Assine o melhor conteúdo sobre moda e cultura Surf & Skate
e Ganhe 5%OFF para usar em nossa Loja Virtual!