Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP
Saiba tudo sobre equipamentos e medidas de segurança para o surf

Saiba tudo sobre equipamentos e medidas de segurança para o surf!

Muitas pessoas acham que o surf é um esporte que não oferece perigos. Isso é um engano, pois podem surgir algumas situações de risco, especialmente durante a realização de manobras radicais. Assim, o uso de equipamentos para o surf é essencial para a segurança do surfista.

Por ter algumas das melhores praias para surfar do mundo, o Brasil sempre teve muitos adeptos desse esporte. Todavia, recentemente, após Gabriel Medina se tornar o primeiro brasileiro a ganhar o Campeonato Mundial e com a notícia de que o surf será Esporte Olímpico, essa prática passou a chamar ainda mais a atenção por aqui.

Assim, apresentaremos abaixo todos os detalhes sobre equipamentos e medidas de segurança para o surf. Acompanhe e aprenda a pegar altas ondas sem correr riscos!

Prancha (a grande estrela do surf)

Prancha de Surf

A prancha é a grande estrela do surf, tanto que alguns surfistas não a consideram apenas um equipamento para o surf, mas uma companheira inseparável. E isso é compreensível, afinal, ela é o elo entre o surfista e a água.

O material mais comum na composição das pranchas é o poliuretano, sendo que existem três variações principais em relação ao tamanho: Shortboard, Funboard e Longboard.

Em relação à segurança, é sempre bom dar uma analisada na prancha antes de cair na água, pois se ela estiver amassada ou quebrada, o surfista fica mais sujeito a acidentes. Além disso, ter uma boa capa para prancha é fundamental para manter a parceira bem protegida quando não estiver dentro da água.

Leash

Leash

Este é um equipamento essencial para o surf. A leash nada mais é que aquela corda que fica com uma ponta fixada à prancha e a outra presa ao tornozelo do surfista. As principais funções da leash são evitar que o surfista perca o contato com a sua prancha e auxiliá-lo no retorno para cima dela após uma queda.

Parafina e decks

Parafina e Deck

Como o surf é um esporte praticado dentro d’água e que exige a realização de alguns movimentos rápidos, os praticantes estão sujeitos a sofrerem escorregões. E é exatamente por isso que o uso da parafina e dos decks é tão relevante.

No caso da parafina, que é mais utilizada na parte frontal das pranchas, por ser um material que gera mais adesão, a sola dos pés do surfista fica bastante fixada à prancha, evitando escorregões e quedas.

Já os decks, que são colocados na parte traseira da prancha, como são feitos de borracha antiderrapante, fazem com que o pé do surfista esteja sempre bem fixo e os movimentos possam ser realizados com mais segurança.

Roupas adequadas também fazem parte dos equipamentos para o surf

Lycra

Apesar de muitos surfistas negligenciarem o uso de roupas adequadas, esse aspecto também é muito relevante para a segurança, principalmente em relação à temperatura da água.

Uma boa wetsuit (roupa de borracha ou neoprene) é essencial para surfar em águas frias, pois esse tipo de roupa deixa o corpo do surfista mais protegido e evita, por exemplo, a ocorrência de uma hipotermia.

Já quando a água está com uma temperatura mais elevada e o sol está muito forte, o indicado é combinar o uso de uma bermuda bastante confortável com uma camiseta de lycra que deixe o surfista protegido da radiação solar.

Boas práticas

Além dos equipamentos em si, algumas boas práticas que podem ser adotadas pelos sufistas são fundamentais para evitar acidentes. Veja alguns dos principais cuidados a serem tomados:

  • Buscar se informar sobre as condições do mar antes de entrar na água;
  • Ficar sempre atento às correntes de retorno para não ser levado para o mar aberto;
  • Prevenir-se para não levar um “caldo” e se afogar;
  • Sempre ter noção da profundidade do local onde está surfando.

Fazer manobras radicais e curtir momentos de muita diversão com os amigos são alguns dos aspectos mais cativantes desse esporte. Todavia, os equipamentos para o surf também são um fator crucial antes de cair na água, pois a segurança é uma parceira tão importante para a diversão quanto a prancha é para o surfista.

Gostou do conteúdo? Quer saber vários outros detalhes sobre o mundo do surf? Então assine a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades diretamente no seu e-mail!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register