Até quem não pratica o esporte curte manter o estilo skatista. Descolada, irreverente e autêntica, essa maneira de se vestir traz muitos elementos urbanos para o visual, com peças características e que fazem toda diferença.

Se você curte essa estética e quer conhecer melhor o estilo, precisa ler este post! Conheça mais sobre como a cultura do skate gerou uma moda só dela, veja os principais itens e como se vestir seguindo essa linha.

Entenda a origem do estilo skatista

Shawn Stussy, fundador da marca Stüssy.

É impossível falar do estilo skatista, também denominado como skatewear, sem passar pelo streetwear. Tudo começou quando Shawn Stussy fundou a Stüssy, dando origem a uma cultura que abria espaço para a influência das vestimentas das ruas na moda.

Os skatistas sempre estiveram por aí. Lá pela Califórnia, quando o esporte surgiu na década de 70, em Nova Iorque, meca do streewear mundial, e mesmo no Brasil, berço de campeões mundiais!

Originalmente fundada como uma marca voltada para surfistas, a Stüssy rapidamente direcionou seu foco ao skate, quando a prática se popularizou. O movimento então se expandiu por todos os Estados Unidos, país que ajudou a fomentar o skatewear.

Marcas como DC ShoesVans, Supreme, Antihero, HUF, Element e muitas outras contribuíram para construir esse estilo, produzindo o que os skatistas precisavam e queriam.

Conheça as principais características

estilo skatista caracteristicas

O que mais influenciou a cara do estilo skatista foi o comportamento, o cotidiano e a realidade do próprio praticante. Afinal, se é uma roupa para skatistas, precisa ser feita para eles, o que envolve uma série de fatores.

O skate está presente em grandes metrópoles mundiais, como Nova Iorque, Los Angeles, São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Toronto e Barcelona. Naturalmente, os jovens praticantes têm necessidades e perfis mais parecidos, e isso se traduz na hora de se vestir.

O estilo despojado

A irreverência e a rebeldia é marca registrada do skate, o que naturalmente influenciou a maneira de se vestir. Estampas grandes e divertidas, cortes mais amplos de camisetas e calças, além dos tênis descolados. Quem anda de skate também quer parecer estiloso e autêntico, o que faz toda diferença.

O conforto das peças

O conforto é fundamental na hora do rolê de skate, então é preciso ter roupas que ajudem nessa parte. O estilo skatista preza por tudo mais largo, trazendo duas ideias juntas: a pegada despojada e a liberdade para executar movimentos e manobras.

Por mais que com o passar do tempo esse tamanho das peças tenha variado, ficando menores, o skatewear sempre prezou por roupas largas. Atualmente essa pegada tem voltado em um meio-termo bem legal!

A versatilidade das roupas

O skate é, acima de tudo, um estilo de vida. Isso quer dizer que os skatistas não param de viver isso em nenhum momento, o que influencia diretamente a maneira de se vestirem. Skatistas não têm roupas específicas para andar de skate, para a balada ou para trabalhar. É tudo uma coisa só!

Isso quer dizer que o estilo skatista é bastante versátil, já que as marcas desenvolvem peças que possam ser usadas tanto para o rolê quanto para a balada, por exemplo. Essa versatilidade também é reflexo do cotidiano urbano, que precisa ser prático, mas sem perder estilo e expressividade.

Veja os famosos que não abrem mão desse estilo

Amplamente difundido atualmente, o estilo skatista tem feito a cabeça da galera estilosa e que se liga em moda. Naturalmente, vários famosos adotaram essa estética, tenham eles o skate na veia ou não. Afinal, qualquer um que se identifique pode usar. Dá uma olhada em alguns bons exemplos!

Marcelo D2

Estilo Skatista Marcelo D2

(Reprodução/Facebook)

No Brasil, não tem como falar de streetwear e não lembrar do D2! Desde sempre ele vestiu esse estilo de vida, já que durante muito tempo ele foi praticante de skate. Camisetas estampadas, jeans, bonés e tênis são suas principais escolhas.

Letícia Buffoni

Estilo Skatista Leticia Bufoni

Essa é a representante mais forte entre as minas! Letícia é skatista profissional e corre a SLS, a liga mundial de skate street. Além de mandar muito bem, já tendo sido campeã várias vezes, a Letícia tem um estilo skatista bem original, sempre dando aula de como se vestir bem.

Jonah Hill

Estilo Skatista Jonah Hill

Engraçado e irreverente, Jonah Hill marcou época no filme “Superbad”. O que pouca gente sabe é que ele é fã de skatewear, adotando um estilo bem descolado no dia a dia. Ele já participou até de uma campanha para a Palace, marca britânica de skate.

Tyler, The Creator

Estilo Skatista Thyler The Creator

Um dos maiores rappers da atualidade, Tyler faz um som sinistro, é divertido e tem muita atitude. O cara andou de skate a infância e a adolescência toda, o que reflete até hoje em como ele se veste. Prova disso é ter lançado sua própria linha de roupas, inspirada em marcas como a Vans e a Supreme.

Adote estes itens em combinações do seu dia a dia

Aposto que você está querendo saber como adotar o estilo skatista no seu dia a dia. Peças adequadas e boas combinações vão fazer toda diferença para o seu visual. A seguir, veja algumas sugestões para você!

Bonés e gorros

Os gorros e bonés são acessórios estilosos e que dão aquele diferencial no visual. Eles podem ser usados com qualquer roupa no estilo skatewear, apenas se atentando às cores, para que combinem bem. Atualmente, os modelos de boné aba reta são os mais adotados por skatistas!

Camisetas e camisas

A parte de cima tem muito destaque no visual, então não dá para errar! Camisetas mais largas dão aquela pegada despojada e urbana, fazendo toda diferença. Algumas marcas já produzem em modelagem mais ampla, mas você pode comprar um número acima, em outros casos.

As camisas de botão, seja de manga curta, seja de manga longa, são muito tradicionais e trazem muito estilo ao visual. Elas geralmente aparecem em xadrez ou em tons pastéis, como o azul e o bege.

Calças

As calças precisam ser, além de bonitas, confortáveis. Durante muito tempo elas foram bem largonas, mas o estilo skinny também foi adotado pelas marcas de skate.

Não há uma regra, o importante é se sentir bem, independentemente se você é homem ou mulher, os dois cortes de calça caem bem!

Quanto aos materiais, o jeans é atemporal, além de combinar bem com tudo. Preze sempre por ter um em seu armário. Outro material que traz um diferencial ao seu visual são as calças de sarja, tradicionalmente nas cores marrom, bege azul-marinho e pretas. Elas ficam muito bem dobradas na barra, pescando um pouco e deixando a meia aparecendo.

Tênis

Os tênis de skate sempre tiveram uma estética muito própria, mas que foi mudando ao longo do tempo. Os Vans ainda mantêm suas características, enquanto outros, como os da DC, eram mais robustos.

Atualmente tem para todos os gostos: maiores, menores, clássicos e modernos. Cada vez mais eles estão confortáveis, servindo pro rolê, para o dia a dia e até para a balada!

O estilo skatista está aí para quem se identificar e levar um dia a dia urbano! Ele permite se vestir com estilo e de forma despojada, independentemente da ocasião.

Quer ter acesso a mais posts como este? Curta a nossa página no Facebook e não perca mais nenhum conteúdo!