Quatro rodinhas, uma prancha e muita gente envolvida em criar um dos maiores esportes radicais do mundo – a história do skate é repleta de fatos interessantes, desde a sua criação até o surgimento dos grandes campeonatos e dos atletas que ficaram marcados na história.

Vem com a gente e descubra como surgiu o skate, como ele foi se desenvolvendo até se consolidar e se tornar esse esporte tão amado pela galera.

Anos 1960: o surgimento do skate

@Bill Eppridge—Time & Life Pictures/Getty Images

@Bill Eppridge—Time & Life Pictures/Getty Images

Califórnia, década de 1960. A região era conhecida principalmente pelos apaixonados por surf. Só que nos períodos de maré baixa ficava difícil curtir boas ondas. Então surgiu a ideia: por que não surfar no asfalto?

Inspirados nas pranchas de surf, eles criaram uma tábua de madeira com quatro rodinhas, ainda de forma bem precária (não havia nose, nem tail). Surgiu então o skate, com o nome de sidewalk surfing.

Poucos anos depois, a profissionalização do skate veio com o surgimento das marcas Roller Derby e Makaha. Os primeiros campeonatos de skate começaram nessa época, ainda de forma bem precária e bem diferente do que é feito hoje em dia.

Anos 1970: a chegada das manobras

Frank Nasworthy e as rodinhas de poliuretano Cadillac Wheels

Frank Nasworthy e as rodinhas de poliuretano Cadillac Wheels

Mais uma vez a Califórnia inova e traz mais novidades para o mundo do skate: agora as manobras e o surgimento da modalidade vertical.

Como diversas piscinas ficavam vazias devido a uma forte seca que atingiu a região, os praticantes do skateboarding usavam esses espaços para treinar, como se estivessem surfando em grandes ondas.

Nessa mesma época surgiram as primeiras manobras que se consagrariam na história do skate. Uma delas, o Ollie-Air, surgiu em 1979, sendo uma das mais famosas e repetidas em todo o mundo, principalmente por ser a base da maioria das grandes manobras feitas pelos atletas.

Outro ponto importante da história do skate foi o surgimento das rodinhas de poliuretano, feitas pelo americano Frank Naswortly, em 1973, que foi um dos grandes propiciadores do surgimento das manobras no esporte pela facilidade que promoveu à prática do skate.

Anos 1980: a influência do punk no skate

Rodney Mullen

Rodney Mullen — Criador de nada menos que 39 manobras

Chegam os anos 1980 e com isso desponta o punk rock em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, o que acabou influenciando fortemente também a prática do skate. O hip hop, outro estilo musical surgido nessa década, também causou muita influência na modalidade.

Surgem também, na história do esporte, as rampas de madeira, muitas vezes construídas nos quintais de casa e em praças pelos próprios skatistas, fazendo com que o skate street começasse a se popularizar e ganhar força.

Um dos grandes atletas do esporte é dessa época: Rodney Mullen, responsável pela criação de nada menos do que 39 manobras, como: casper, flip, 360 flip, bs flip, body varial, entre várias outras.

Anos 1990: surge Tony Hawk

tony-hawk

Tnoy Hawk — Mais de 80 títulos na carreira

Eis que os anos 1990 chegam e se consagra o grande nome do esporte até hoje: Tony Hawk. O skatista, considerado o “Pelé do skate” ganhou mais de 80 títulos em sua carreira e conseguiu o feito de ser o primeiro atleta a conseguir fazer o giro de 900 graus no X-Games de 1999, sendo o maior atleta do skate vertical da história.

O X-Games também surge nessa década, em 1995, criado pela ESPN, tornando-se uma das maiores competições da modalidade de todo o mundo. Isso fez com que o esporte, que muitas vezes foi ligado à contracultura, viesse de vez para o mainstream, chamando a atenção de diversos jovens de vários lugares do mundo.

Desde então a modalidade fica cada vez mais forte com diversos outros campeonatos ganhando força e visibilidade, como o Tony Hawk Gigantesc Tour, Dew Tour, Mega Rampa, entre outras. Foi através dessa força que o longboard veio a se tornar popularizado, por exemplo.

Curtiu saber um pouco mais sobre a história do skate? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também possam conferir!

Newsletter

Assine o melhor conteúdo sobre moda e cultura Surf & Skate
e Ganhe 5%OFF

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.