Muita gente não sabe, mas nem todas as rodas para patins são iguais. Para um patinador casual, talvez não haja tanta diferença. Mas, saiba que o tipo de roda utilizada pode influenciar bastante a sua experiência, positiva ou negativamente. Isso porque cada perfil possui características distintas, e aspectos como largura e solidez fazem toda a diferença na hora de patinar.

Fatores como velocidade, manobrabilidade, agilidade e conforto estão relacionadas ao tipo de roda utilizada pelos patinadores. Dessa maneira, é preciso conhecer os tipos de rodas existentes para saber qual é a mais adequada para a sua situação.

E para ajudá-los nesta tarefa, falaremos a seguir sobre os principais aspectos a serem observados e quais são os tipos de rodas existentes no mercado. Confira!

O que levar em consideração ao escolher rodas para patins?

Antes de escolher uma roda, duas características devem ser observadas: a largura em milímetros (mm) e o grau de dureza, que pode ser classificada em 72A a 102A. Quanto maior for o número, mais dura será a roda.

Medidas das Rodas de Patins

Nesse sentido, rodas maiores resultam em mais velocidade em chão liso e em menor capacidade de manobrar, enquanto rodas menores resultam em mais aderência e estabilidade.

Geralmente, as rodas duras são consideradas ideais para pisos lisos, como os utilizados na patinação artística. As rodas macias, entretanto, são indicadas para solos irregulares e asfaltos.

Para saber qual é a medida e a dureza de sua roda, basta olhar na base dela. Contudo, é preciso saber, exatamente, quais são as rodas mais indicadas para cada tipo de situação, levando em conta as características que compõem cada uma.

Quais são os tipos mais comuns de rodas de patins?

1. Recreação

São os tipos mais utilizados pelos patinadores. Sua dureza é classificada entre 76A-80A, o que resulta em uma patinação confortável. Algumas opções vão até 86A para os passeios ao ar livre. Essas rodas são desenvolvidas para gerar conforto e estabilidade.

2. Urban

Projetadas para serem utilizadas na rua, esse perfil é muito usado para transporte. Pode-se encontrar rodas com um grau de dureza a partir de 82A, com tamanhos que variam entre 76 a 125 mm.

3. Speed

Essas rodas são projetadas para se obter resultados mais rápidos, sendo estreitas para reduzir a resistência e ajudar na hora de fazer curvas em alta velocidade. O tamanho vai entre 100 mm a 125 mm e são divididas em duas categorias: outdoor e indoor.

4. Outdoor

Geralmente são rodas macias, pois são desenvolvidas para a patinação em solos irregulares, como é o caso do asfalto.

5. Indoor

Para utilização em solos lisos, essas rodas são comumente utilizadas em pistas de patinação. São desenvolvidas para oferecer um melhor desempenho de velocidade.

6. Freestyle

São otimizadas para permitir uma patinação livre. As rodas mais utilizadas desse perfil possuem largura que vai de 76 mm a 80 mm, com uma taxa de dureza entre 80A-84A. São largas para oferecer mais controle ao patinador.

7. Street 

Essas rodas são utilizadas para patinadores street, permitindo melhores resultados em rampas, pistas e ao realizar manobras. Possuem uma classificação de dureza que varia entre 89A-100A, com uma largura de 54 mm a 60 mm.

Depois de olhar todos esses tipos de rodas para patins, assim como as suas principais características, você saberá qual será o tipo mais indicado para aquele rolê com os amigos.

Se você gostou deste artigo, curta a Hawaii Surf Point no Facebook para ficar por dentro de nossas últimas novidades!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO BLOG!

Assine o melhor conteúdo sobre moda e cultura Surf & Skate
e Ganhe 5%OFF para usar em nossa Loja Virtual!