[Ebook] Como montar um quiver!Powered by Rock Convert

Desde as conquistas de títulos mundiais pelos brasileiros Gabriel Medina, em 2014, e Adriano de Souza, em 2015, o surf tem sido um esporte em ascensão no país. Essa modalidade conquista cada vez mais adeptos que, assim como os já surfistas, têm se interessado e acompanhado os campeonatos de surf no Brasil e no mundo.

Em 2018, inclusive, das 10 etapas do circuito mundial até o momento, 8 foram vencidas por brasileiros! Então, quer ficar por dentro dos campeonatos de surf em 2019? Acompanhe o nosso post de hoje e não perca nenhuma etapa!

Campeonatos de surf no mundo

A World Surf League (WSL) é a entidade que organiza o Circuito Mundial de Surf (CT), principal campeonato da modalidade. Ele é composto por 11 etapas, disputadas em diferentes localidades. Confira a seguir cada uma delas.

Gold Coast

campeonatos de surf no gold coast

De 3 a 13 de abril, os surfistas se encontrarão em Gold Coast, na Austrália. Dois brasileiros já levaram esse caneco: Gabriel Medina, em 2014, e Filipe Toledo, em 2015.

Bells Beach

Localizada em Victória, na Austrália, Bells Beach é berço da competição de surf mais antiga. Essa etapa acontece sempre durante a páscoa, que em 2019 é de 17 a 27 de abril.

Bali

Nova no circuito, Bali entrou em 2018 e teve como campeão o brasileiro Ítalo Ferreira. Em 2019, seu campeonato deve ocorrer entre 13 e 24 de maio.

Margaret River

Margaret River é uma onda versátil que pode quebrar para direita, esquerda ou de forma tubular. Os surfistas se encontram neste sul da Austrália entre os dias 27 de maio e 7 de junho.

Oi Rio Pro

A etapa brasileira, que até 2017 era disputada na Barra da Tijuca, passou a ser realizada em Saquarema. O evento, que teve Filipe Toledo como campeão em 2015 e 2018 e Adriano de Souza em 2016, conta com a participação de muitos espectadores e deve acontecer entre 20 e 28 de junho.

J-Bay

Conhecida por ter uma das melhores direitas do mundo, essa etapa africana acontece em Jeffreys Bay, entre 9 e 22 de julho. Quem faturou o caneco nos dois últimos anos também foi Filipe Toledo.

Tahiti Teahupo’o

campeonatos de surf teahupoo

Vencida por Medina em 2017 e 2018, Teahupoo no Tahiti é uma das mais esperadas. Ondas tubulares, fortes e perfeitas predominam nessa praia formada por bancada de coral. O evento acontecerá entre 21 de agosto e 1 setembro.

Surf Ranch

A piscina de onda artificial de Slater foi a novidade do CT em 2018. A final foi disputada por Toledo e Medina, que venceu. Em 2019, a etapa está programada de 19 a 22 de setembro.

France

Saindo da Califórnia, a próxima parada é Europa. A perna europeia inicia na França, de 3 a 13 de outubro. Gabriel Medina é o brasileiro que mais faturou o caneco nessa etapa, sendo campeão em 2017, 2015 e em 2011, com apenas 17 anos.

Peniche

Peniche, em Portugal, ficou de fora do CT em 2018 mas volta a receber uma etapa em 2019. A data prevista é de 16 a 28 de outubro, e o atleta Medina defende o título conquistado em 2017.

Pipe Masters

campeonatos de surf pipe masters
Gabriel Medina em Pipe

O Havaí é o local escolhido para o encerramento do CT. É nas desafiadoras ondas de Pipeline que, na maioria das vezes (quando não vencem em etapas anteriores), os surfistas se consagram campeões mundiais. Em 2019, o evento ocorre entre 8 e 20 de dezembro.

Campeonatos de surf no Brasil

campeonatos de surf saquarema ct

Além da já citada etapa de Saquarema do CT, o Brasil receberá provavelmente mais duas ou três etapas da divisão de acesso de surf, conhecida como WQS. Como já aconteceu em 2018, um dos eventos deve ocorrer em Maresias e o outro em Itacaré.

A grande novidade dessa vez é que a maior disputa da divisão de acesso, o Hang Loose Pro, deve voltar a Fernando de Noronha após 6 anos. A WSL ainda não divulgou o calendário do QS de 2019, mas essa etapa de Noronha, devido à entrada dos swell, tem previsão para acontecer em fevereiro.

Enfim, gostou do post? Agora que você já sabe as datas dos principais campeonatos de surf no Brasil e no mundo, confira também estes 5 canais de surf que separamos para você!

 

[Ebook] Como montar um quiver!Powered by Rock Convert