A partir de agora, só será possível ver Bob Burnquist no X-Games por meio de videos das edições passadas! O lendário skatista brasileiro anunciou que não compete mais pelos jogos em que fez história.

Bob é um ícone do skate, e suas glórias passam diretamente por suas atuações na competição, que é uma das mais aclamadas e disputadas entre os skatistas. Que tal conhecer um pouco mais de Bob e de sua história no X-Games?

O post a seguir matará sua curiosidade e contará como Bob Burnquist se tornou um dos maiores atletas de skate do mundo, proporcionando momentos inesquecíveis nas disputas do X-Games. Continue a leitura e confira!

O início de Bob Burnquist no skateboard

Bob nasceu no Rio de Janeiro e passou toda sua infância e adolescência em São Paulo. Foi lá que, aos 11 anos, ganhou seu primeiro skate. Ele já havia praticado outros esportes, mas sentia que precisava de algo que o desafiasse mais.

Aos 13 anos de idade, Bob já competia, conseguindo bons resultados e desenvolvendo cada vez mais seu gosto pela prática do skate. Esse, mais tarde, se tornaria a razão da vida do brasileiro, que inspirou e ainda inspira tanta gente.

A primeira vez de Bob Burnquist no X-Games

O X-Games surgiu em 1995 como um evento esportivo que reunia as principais modalidades dos esportes radicais, e lá estava o skate. As maiores feras estavam presente no torneio e, entre elas, estava Bob, aos seus 19 anos.

Com seu estilo próprio de andar de skate, com a base trocada e buscando sempre voos altos, Bob já mostrava em sua estreia no X-Games, que chegava no mundo do skate para revolucionar e ser o ícone que é hoje.

A atuação histórica de 2001

Bob iniciou no X-Games em 1995, ainda bem jovem, e conseguiu sua primeira medalha apenas 5 anos depois, logo um ouro pela melhor manobra na competição. Entretanto, 1 ano depois seria o momento mágico para o brasileiro.

Era a última volta de Bob Burnquist na competição da rampa vertical, sua especialidade. O brasileiro precisava de uma pontuação alta (95,51) para bater o americano Bucky Lasek e se sagrar campeão. Alguém duvidava de que ele era capaz?

Com uma volta perfeita, repleta de manobras brilhantes, sempre com sua marca registrada, a base trocada, Bob fez o ginásio ir abaixo e colocou seu nome na história com a maior nota individual em uma competição vertical: 98 pontos. Ele conseguiu o ouro!

Se o video não carregar, clique aqui

O maior skatista brasileiro da história

Com atuações como a de 2001, e, cada vez mais, seu nome na grande mídia, Bob Burnquist colaborou não só para fortalecer sua imagem como um gigante mas também para estabelecer de vez o skate no Brasil.

Bob é considerado um ícone mundial e o maior nome na história do país. Ele conseguiu se destacar mundialmente em uma época em que o skate ainda era muito marginalizado no Brasil.

Entre os feitos de Bob Burnquist está a conquista do prêmio Laureus, considerado o verdadeiro Oscar do esporte, justamente em 2001, ano em que fez história no X-Games.

O fim de uma história incrível com o X-Games

Bob anunciou sua aposentadoria das competições do X-Games após a última edição, realizada em julho de 2017, em Minneappolis. O brasileiro sentia que era a hora de abandonar a competição, pois já não estava mais à vontade para competir com toda a pressão que envolve os jogos, além dos riscos de lesão. Bob já teve uma série delas, como fraturas em ossos da face, braço e ombro.

Após uma história de 22 anos com o X-Games e 30 medalhas, Bob resolveu encerrar sua participação nos jogos, deixando sua posição intacta como o maior campeão na história da competição.

O skatista disse que segue andando e pode até competir em outras ligas, mas acredita que no X-Games, campeonato em que o skatista é muito exigido, não há mais nada que ele precise provar.

E aí, gostou de saber mais sobre a história de Bob Burnquist no X-Games? Ele realmente é uma lenda! Compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos saibam mais sobre o campeão.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO BLOG!

Assine o melhor conteúdo sobre moda e cultura Surf & Skate
e Ganhe 5%OFF para usar em nossa Loja Virtual!