Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP
aprenda a escolher o melhor tipo de roda de skate pro seu role

Aprenda a escolher o melhor tipo de roda de skate pro seu rolê

Diferentes tipos de rodas de skate adaptam-se melhor para cada um dos solos e estilos de rolê. Ter a mais apropriada é fundamental para que a experiência seja a melhor possível, sem afetar negativamente o desempenho de quem anda.

Cada modalidade de rolê exige especificações técnicas próprias para as rodas, que alteram sua estrutura, a fim de ela aguentar os impactos de cada prática e colaborar para a desenvoltura do skate.

Precisa escolher a roda ideal para você, mais ainda não se sente seguro? Este post trará todas as informações que você precisa para ter um rolê de qualidade. Confira!

Classificação das rodas quanto às suas características

As especificações quanto à estrutura da roda são pontos fundamentais para se levar em conta na hora de escolher a mais apropriada para seu tipo de uso. Essas especificações consideram duas características: dureza e diâmetro.

Dureza

dureza - tipo de roda de skate

As rodas são fabricadas com diferentes níveis de dureza, ou seja, de rigidez. Esses níveis são classificados por um número e pela letra “A” no final. Geralmente, tais classificações vão de 75A até 99A.

Cada nível de dureza se adapta melhor a um tipo diferente de solo e ao modo como essa roda é usada, observando a modalidade da prática do skate.

Diâmetro

diâmetro - tipo de roda de skate

Essa medida pode ser considerada basicamente como a largura da roda, verificando o espaço entre suas duas extremidades, medindo com uma linha imaginária na horizontal. Essa característica tem influência direta na velocidade que a roda pode atingir.

A medida do diâmetro é em milímetros, variando entre 49 e 75mm. Quanto maior a roda, maior a capacidade de ganhar velocidade.

Tipos de rodas de skate apropriados para cada rolê

Essas características da construção das rodas influem o desempenho do skatista. Cada tamanho e rigidez são mais apropriado para uma modalidade diferente. Conheça as principais e as melhores rodas para cada um.

Vertical

vertical - tipo de roda de skate

Este estio abrange as rampas, halfs, bowls, mini-rampas e piscinas. Por serem pistas que exigem bastante da roda, tendo pisos duros, a dureza mais apropriada é a 97A.

A modalidade vertical, por usar trucks maiores, exige rodas de tamanho mediano, com diâmetros entre 55 e 65 milímetros. Essas duas opções de dureza e diâmetro são ótimas também para rampas de madeira.

Street

street - tipo de roda de skate

No street, são explorados diversos elementos da arquitetura urbana, enquanto outros são adaptados para o rolê. A modalidade explora as ruas, calçadas, asfalto e corrimãos. Para quem opta pelas ruas, uma roda 97A é a ideal.

Já para quem se arrisca em pistas de cimento, o máximo de rigidez é exigido: 99 a 102A (essa última é mais encontrada fora do Brasil).

O street é um rolé mais acelerado e precisa de resposta rápida. Então, as rodas de menor diâmetro, entre 50 e 55mm, são as mais adequadas.

Cruiser e longboard

criuiser longboard - tipo de roda de skate

As altas velocidades necessitam de máxima aderência ao solo. Caso contrário, acidentes podem acontecer. Para o longboard e o cruiser, rodas com dureza 75 a 85A são as mais apropriadas, com a 78A sendo a ideal.

O tamanho das rodas precisa ser grande. Então, as 64 até 75 mm são as melhores opções disponíveis no mercado nacional.

Com os tipos de rodas de skate adequados para cada modalidade, seu rolê vai sempre atingir o melhor nível possível, independentemente se você é iniciante ou expert! Que tal agora conhecer os principais tipos de skate e suas características?

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register