[Ebook] Como montar um quiver!

São mais de 50 anos de vida e o surf music não parece dar sinais de diminuir o seu ritmo. Pelo contrário: bandas de surf music estão, pouco a pouco, conquistando mais fãs pelo mundo inteiro e popularizando esse ritmo nascido nos EUA.

Por isso, nós resolvemos listar 8 bandas que você precisa conhecer e adicionar à sua playlist. Continue lendo para saber quais são!

1. The Beach Boys: a primeira banda de surf music

Não tem como falar de bandas de surf music sem citar The Beach Boys, os grandes difusores do gênero nos anos 1960 e 1970 nos EUA.

Dona de hinos como God Only Knows, Surfin’ Safari, All Summer Long e Fun, Fun, Fun, a The Beach Boys tem que estar presenta na sua playlist se você respeita os mais velhos como sua mãe ensinou e reverencia a história do surf.

2. O Rappa: surf music com reggae e rap no Brasil

Dispensando apresentações, a banda O Rappa é uma das mais famosas do gênero no Brasil. Apesar de não poder ser considerada uma banda 100% surf music já que mistura elementos de reggae, MPB e até rap –, O Rappa é uma ótima pedida para quem procura por representantes nacionais de surf music, especialmente para quem gosta de letras com um forte cunho social.

3. Retrofoguetes: surf music instrumental direto da Bahia

Animada e elétrica, os baianos da Retrofoguetes provam que boas bandas de surf music não são exclusividade dos EUA e que o Brasil também pode produzir muita coisa boa nesse gênero.

O diferencial da banda é ser totalmente instrumental, sem letras em suas músicas. O som é perfeito para ir a praia surfar!

4. Youth Group: som gostoso que vem da Austrália

A banda australiana Youth Group tem uma trajetória muito curiosa. Em 2005 a banda servia de suporte do grupo Death Cab for Cutie e começou a ficar conhecida. Porém foi em 2007 que a banda estourou no mundo todo com a versão que fizeram de Forever Young, do Alphaville, que chegou a tocar no seriado The OC.

5. Dick Dale: o pai do heavy metal e do surf music

Dick Dale é uma lenda da música americana. Considerado o “pai do surf music” e, ao mesmo tempo, o “Pai do heavy metal“, Dick é um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Além da sua técnica apuradíssima, ele foi o responsável por diversas inovações na música americana durante décadas. Foi Dick o primeiro a usar efeitos de reverberação portáteis, para dar aquela sensação de que as notas músicas fluem no ar como ondas.

Sua música mais famosa é Misirlou  que você com certeza já ouviu se assistiu ao clássico Pulp Fiction, de Quentin Tarantino.

6. Wavves: a mistura psicodélica de noise e surf

Formada em San Diego, na Califórnia, a Wavves é uma das bandas de surf music mais versáteis desta lista, mostrando que o gênero aprendeu a se misturar com outros tipos de música para sobreviver.

Além do surf music, a Wavves se destaca pelas suas experimentações com noise rock, indie rock, lo-fi, grunge e até pop psicodélico.

7. The Young Werewolves: rockabily, horror music e surf

Formados na Philadelphia em 2002, a The Young Werewolves é uma banda de surf music mais pesada do que as outras citadas nesta lista.

As influências da banda, porém, são da mesma época do surgimento do surf music, já que eles chegam até mesmo a flertar com o rockabily, o horror music e o garage music.

8. ForFun: o surf music da nova geração

Uma das bandas de surf music nacionais de maior sucesso dos últimos anos é a ForFun. Formada no Rio de Janeiro no começo dos anos 2000, a banda chegou a experimentar sucesso a nível nacional a partir de 2005, com o seu segundo álbum Teoria Dinâmica e Gastativa, que tinha hits como Good Trip, Hidropônica e História de Verão.

E aí, gostou das nossas sugestões de bandas de surf music? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e marque seus amigos para trocar indicações de outras bandas!

[Ebook] Como montar um quiver!