O skate, além de ter uma história repleta de curiosidades, é um esporte extremamente cativante, o que lhe faz ganhar novos adeptos constantemente. Contudo, especialmente para os iniciantes, conhecer os equipamentos para andar de skate deve ser o primeiro passo, pois é quase inevitável sofrer alguns tombos durante a prática desse esporte.

Os seus aspectos mais interessantes são a possibilidade de realizar manobras radicais, superar os próprios limites e conhecer pessoas que curtem as mesmas coisas, tanto é que muitas amizades começam durante os campeonatos de skate.

Todavia, para evitar que esses pontos positivos sejam “manchados” por lesões, a segurança deve ser o primeiro aspecto a se pensar. Por isso, mostraremos a seguir quais são os principais equipamentos de proteção para quem anda de skate e a função de cada um deles. Vamos nessa?

Capacete

capacete

No skate, assim como em qualquer esporte radical, o capacete é o equipamento de proteção mais relevante. Isso se deve ao fato de que a cabeça é a parte do nosso corpo que está mais sujeita a sofrer danos graves em decorrência de alguma pancada.

Para termos uma exata noção de como o capacete é importante, basta pensarmos que uma pancada forte no braço, que lesione o osso, por exemplo, exigirá apenas alguns meses para a total recuperação.

Já uma queda que provoque algum impacto na cabeça, dependendo da área atingida, pode gerar sequelas graves. Existem até mesmo casos de morte ou perda de alguns sentidos e movimentos do corpo devido a pancadas nessa região. Assim, os skatistas devem ter capacetes que fiquem bem fixados à cabeça, deixando-a totalmente protegida.

Cotoveleira

cotoveleira

Como os cotovelos quase sempre se chocam com o chão de maneira brusca após uma queda, é fundamental protegê-los. Além disso, como essa região é recoberta apenas por uma camada de pele, os ossos ficam mais suscetíveis a lesões. Assim, usar cotoveleiras resistentes e que fiquem bem encaixadas é essencial para evitar desde pequenas escoriações até fraturas ósseas.

Joelheira

joelheira

As joelheiras são outro item de proteção crucial para os skatistas, já que é comum que os joelhos sofram pancadas devido a quedas. Na verdade, elas têm duas funções. A primeira e mais importante é evitar lesões no caso dessa parte do corpo entrar em contato com o chão. A outra funcionalidade está voltada de maneira mais específica para a prática de skate em rampas.

Dessa forma, quando o skatista se desequilibra perto do topo da rampa, pode usar as joelheiras para deslizar até conseguir fica em pé novamente.

Os wristguards também estão entre os principais equipamentos para andar de skate

wrist-guard

Embora sejam desprezados por alguns skatistas, os wristguards (protetores de pulso) são importantíssimos. Além de ajudarem a evitar lesões durante as quedas, eles também auxiliam na realização de algumas manobras. No segundo caso, a funcionalidade está relacionada de maneira mais específica aos movimentos feitos com o uso das bordas das rampas.

Além disso, como dão mais firmeza aos pulsos, os wristguards ajudam a prevenir lesões que surgem devido a esforços repetidos, como o ato de sempre colocar a mão no chão para evitar uma queda.

Luvas

luvas

Além de evitarem que o skatista sofra escoriações ou até mesmo algum machucado mais grave nas mãos, caso sofra uma queda, esse equipamento também auxilia na realização de algumas manobras.

As luvas para downhill são um bom exemplo disso, pois, como nessa modalidade, o skatista fica agachado e utiliza as mãos para se equilibrar no momento de fazer as manobras ou para se apoiar no chão para evitar uma queda, utilizar esse item é fundamental.

Além dos equipamentos para andar de skate mencionados, entender que esse esporte deve ser explorado gradualmente é essencial para evitar quedas graves. Ou seja, não é indicado tentar fazer manobras radicais logo de cara. As roupas e os tênis para andar de skate também devem ser escolhidos com cuidado, pois podem influenciar na realização dos movimentos.

O nosso artigo lhe ajudou a entender a relevância dos equipamentos de proteção para andar de skate? Então que tal compartilhá-lo em suas redes sociais para que outras pessoas também compreendam que esses itens são indispensáveis na prática desse esporte?

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE DO BLOG!

Assine o melhor conteúdo sobre moda e cultura Surf & Skate
e Ganhe 5%OFF para usar em nossa Loja Virtual!