Você gosta de andar de patins? Essa atividade, além de muito divertida, também oferece alguns benefícios que pouca gente conhece. Se você quer ter uma vida saudável e praticar atividades físicas enquanto se diverte, saiba que a essa é uma ótima opção!

Quer conhecer 5 benefícios da patinação? Vem com a gente!

Os 5 principais benefícios da patinação

5 benefícios da patinação

1. Emagrecimento

A perda de peso tem atraído muitos adeptos da patinação. Afinal, ao andar de patins você usa o corpo todo, fazendo movimentos e gastando muitas calorias — tanto que essa atividade é considerada um exercício aeróbico.

Para que você tenha noção do quanto é vantajoso, patinar pode queimar a mesma quantidade de calorias que uma corrida. Ou seja, você não precisa ficar preso à esteira da academia: pegue os patins e prepare-se para a diversão ao ar livre!

2. Melhora da coordenação motora

Como os patins são instáveis, eles exigem equilíbrio e, para isso, é necessário manter o corpo contraído. Além disso, ao praticar a patinação é necessário ficar em uma posição específica — barriga para dentro e as costas retas. Com o tempo, o corpo se adapta a essa posição e há uma melhora da coordenação motora e da postura.

3. Tonificação dos músculos

A região lombar é uma das mais beneficiadas, já que os patinadores precisam alterar o centro de gravidade a todo momento. O corpo fica flexionado e os músculos da região são acionados a cada patinada.

Os glúteos e as coxas também são beneficiados, pois ficam contraídos. As panturrilhas são muito usadas, principalmente para frear e realizar os movimentos para parar.

Uma das grandes vantagens em relação aos exercícios como a corrida, por exemplo, é que a patinação é considerada de baixo impacto. Isso significa que ela não danifica a musculatura. Como você acabou de ler acima, o que ocorre é justamente o oposto.

Os benefícios para a saúde não param por aí: até mesmo os sistemas cardiovascular e respiratório são beneficiados, pois são exercitados durante a atividade.

[Ebook] Tudo que você precisa saber para patinar - Baixe Grátis

4. Melhora da concentração

Ficar equilibrado nos patins e observar o local à sua volta para não cair ou sofrer acidentes é algo que exige concentração. Esse estímulo, quando feito periodicamente, ajuda também a manter você concentrado em outras atividades do dia a dia.

5. Bem-estar

Outro benefício que não pode deixar de ser citado é o bem-estar. Assim como em outros esportes, a prática dessa atividade ajuda a promover o bem-estar psicológico.

A sensação de liberdade e emoção gerada é descrita como maravilhosa pelos apaixonados por patinação. Além disso, ela pode ser feita individualmente, com amigos e em vários locais diferentes — o que te dá muito mais opções para aliar o lazer à atividade física.

Alerta: desfrute dos benefícios da patinação com segurança

benefícios da patinação com segurança

É muito importante que você conheça algumas regras para andar de patins em segurança. Para começar, escolha um local plano e sem muitos carros.

Opte por horários mais tranquilos e durante os quais o ambiente não estará muito cheio. Se for patinar à noite, não deixe de usar roupas brilhantes para que pedestres e veículos vejam você — assim é possível evitar acidentes.

Além desses cuidados, um dos pontos mais importantes é o uso de equipamentos de segurança: capacete, joelheira, munhequeira e cotoveleira. Lembre-se também de fazer a manutenção dos seus patins.

Por último, caso você não saiba andar de patins, primeiro encontre um professor. Existem aulas oferecidas até mesmo em parques. Aprender antes de começar a praticar é importante para que você obtenha os benefícios da patinação sem abrir mão da sua segurança.

Um instrutor poderá ensiná-lo algumas técnicas para que você reduza os danos das quedas e evite fraturas. De quebra, ele ainda pode te ajudar a aprender manobras!

Se você ficou interessado nos benefícios, baixe agora mesmo nosso e-book e aprenda tudo o que você precisa saber para patinar!

Ebook Grátis - Tudo que você precisa saber para patinar - Baixe Agora!