Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP

4 filmes de skate imperdíveis para os aficionados pelo esporte

Os filmes de skate retratam um estilo de vida muito comum aos jovens que praticam o esporte. Ver realidades semelhantes em cada uma dessas obras é muito gratificante e inspirador para quem é adepto da prática.

Alguns filmes marcaram época, seja por mostrar o skate no dia a dia ou por apresentar uma estética transgressora e rebelde, assim como o esporte mostrava quando surgiu, sendo considerado uma atividade marginalizada.

Que tal conhecer os principais filmes de skate? O post a seguir trará 4 verdadeiras obras-primas para você assistir já! Continue a leitura e confira!

1. Skates – Na pista da morte (1989)

Um tanto quanto incomum, o filme traz uma mistura interessante que coloca um típico jovem rebelde, o estereótipo do skatista há décadas, no meio de uma perseguição com contornos de filme policial.

Tudo começa quando o skatista Brian Kelly (Christian Slater) resolve investigar a morte de seu irmão adotivo, um estudante acima da média que tinha um futuro brilhante pela frente. A princípio o garoto havia cometido suicídio, mas Brian não acredita na versão e investiga o caso por conta própria junto a uma amiga e um detetive.

O filme se passe dentro de um cenário onde tudo, basicamente, gira em torno do skate. Inclusive, um dos amigos de Brian Kelly é ninguém menos que o lendário skatista americano Tony Hawk.

  • Diretor: Graeme Clifford
  • Ano: 1989
  • Duração: 100 minutos

2. Kids (1995)

Revolucionário, o filme do diretor Larry Clark chocou a crítica quando estreou nos cinemas. Ele simplesmente relata o dia a dia de um grupo de adolescentes novaiorquinos em busca de sexo, drogas e diversão.

A obra retrata como era a rotina desses jovens, mostrando como suas escolhas, repletas de rebeldia e transgressão, influenciavam suas vidas. Constantemente o skate estava envolvido entre os personagens centrais da história. O filme fala também sobre a AIDS, que era um assunto muito em pauta na época.

  • Diretor: Larry Clark
  • Ano: 1995
  • Duração 91 minutos

3. A Procura por Animal Chin (1987)

Era muito comum nessa época ver filmes de skate que mostravam apenas manobras e as sessões dos praticantes, apenas com uma trilha sonora no fundo. “A procura por Animal Chin” foi revolucionário porque trazia um enredo que envolvia skatistas de verdade, que seguiam o estilo de vida.

O roteiro é simples: os skatistas da The Bones Brigade, um dos principais times de skate da história, saem em busca de um ancião chinês, o Animal Chin. Durante a viagem, o grupo passa pela Califórnia, Nevada e Havaí, sempre com pausas para sessões incríveis de skate.

A propósito, estrelam o filme os principais skatistas da The Bones Brigade na época: Tony Hawk, Lance Mountain, Steve Caballero, Mike McGill, Rodney Mullen, Mike Valley e Tommy Guerrero, todos ainda adolescentes. Incrível!

A direção é de ninguém menos do que Stacy Peralta, o lendário skatista considerado um dos precursores do esporte e fundador da The Bones Brigade.

  • Diretor: Stacy Peralta
  • Ano: 1987
  • Duração 65 minutos

4. Os reis de Dogtown (2005)

Baseado em fatos, talvez o filme mais importante da história do skate, “Os reis de Dogtown” retrata a história dos Z-Boys (Tony Alva, Stacy Peralta e Jay Adams), grupo de skatistas que mudaram pra sempre a forma como se andava de skate.

A história se passa na Califórnia da década de 70, e retrata como a juventude inventou a prática de andar de skate nas piscinas vazias, atividade que se iniciou devido a uma grande seca que tomou conta do estado.

Tudo isso acontecia em Dogtown, um bairro que mostrava contrastes entre ricos e pobres, sendo palco para o dia a dia de jovens em busca de diversão, retratando um cotidiano de skate, ondas, drogas e sexo.

  • Diretor: Catherine Hardwick
  • Ano: 2005
  • Duração 107 minutos

Esses filmes de skate são fundamentais para quem gosta do esporte e busca entender mais sobre a história, desde seu surgimento! Se você gostou do post, assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades sobre o mundo do skate!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register